Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: dicas de como controlar a compulsão por chocolate

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 20 de dezembro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: dicas de como controlar a compulsão por chocolate

O chocolate é a paixão mundial. E resistir ao desejo de comer esse doce tão calórico e cheio de açúcar não é tão fácil. Existem pessoas que sofrem com compulsão e não conseguem se controlar, enquanto outras, apesar de não sofrerem deste mal, comem de forma exagerada e se dizem apaixonadas pelo doce.

É importante lembrar que a compulsão é um distúrbio psiquiátrico e, portanto merece atenção e cuidado especial. Os compulsivos por chocolate apresentam o mesmo tipo de distúrbio que os compulsivos por jogo e drogas por exemplo.

Alguns sinais que sugerem compulsão são:

* Comer grandes quantidades de determinado alimento em curto intervalo de tempo;

* Comer escondido para não ter que dividir;

* Sair de casa para comprar mesmo que em horários inoportunos como de madrugada por exemplo.

Para conseguir moderar esse consumo que pode levar ao excesso de peso, pressão alta, diabetes e até problemas no coração seguem algumas dicas:

* Não compre grandes quantidades, prefira unidades;

* Procure comer junto com familiares e amigos para poder exercitar o ato de dividir e diminuir o consumo;

* Prefira uma fruta para matar a vontade de doce;

* Escove os dentes após as refeições. O sabor da pasta ajuda a inibir a vontade do doce;

* Coma chocolate após o almoço – o açúcar se mistura com os outros nutrientes e evita picos de insulina e glicemia no sangue.

A quantidade diária recomendada pelo Ministério da Saúde é de 30 gramas. Mais do que essa quantidade, pode-se estragar os benefícios do chocolate que podem ser muitos. O tipo de chocolate também influencia bastante para que vice possa usufruir dos benefícios deste alimento. Apesar das várias opções oferecidas no mercado, o único tipo que traz benefícios a saúde é o amargo que contém mais cacau (60 a 85%) menos gordura e menos açúcar.

O chocolate ao leite contém cerca de 30% de cacau e o branco somente a manteiga de cacau que é retirada da semente da fruta. Os chocolates diets não contém açúcar e por isto são indicados para diabéticos, entretanto, vale lembrar que a quantidade de gordura é grande, as vezes maior do que no normal, o que pode acabar atrapalhando a dieta ou até mesmo aumentar os índices de colesterol.

Assim, na hora de escolher o chocolate, prefira os amargos e extra amargos que contem maior porcentagem de cacau.

Os chocolates amargos são fontes de flavonoides, substâncias com propriedade anti oxidativa e anti-inflamatória, capazes de reduzir a formação de placa de aterosclerose e nas artérias e, portanto reduzir o risco de infarto e AVC. Além disso, possuem metilxantina que aumentam a produção de endorfinas, substâncias que dão prazer e reduzem a ansiedade.

Os grãos de cacau contém ainda o triptofano que é considerado um amino ácido essencial (não conseguimos produzi-los e só os adquirimos a partir dos alimentos) que é necessário para a síntese de serotonina por exemplo.

SIGA-NOS NO Google News