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Dicas de como agir em caso de golpe do falso sequestro

ASCOM/PCERJ - 02 de fevereiro de 2007 - 08:15

O golpe do falso sequestro ou falso acidente está deixando muita gente preocupada em Cassilândia. Pelo menos dois leitores do Cassilândianews foram vítimas nas últimas semanas. Por telefone foram informados de que uma pessoa da família estava sendo sequestrada e que teria que ser depositado a quantia de R$ 3 mil. No final da negociação o suposto sequestrador aceitava até cartões telefônicos como forma de pagamento do resgate.

No site da polícia civl do estado, especialistas dão dicas de como agir em uma situação dessas. Confira:

- Orientar familiares e empregados a notificar quando tomarem conhecimento sobre o atendimento de contato telefônico, conversas com empregados ou outras pessoas que implique “suspeita de levantamento” de informações de caráter pessoal;

- Não informar a ausência ou o paradeiro de ninguém pelo telefone;

- Solicitar a qualquer pessoa que ligue, que se identifique e deixe o número do telefone de onde está falando para que se faça contato posteriormente;

- Nunca aja impulsivamente, não aja sob emoção, mas com a razão;

- Ao receber um telefonema comunicando que um familiar ou amigo está acometido de uma doença ou sofreu um acidente, peça todas as informações possíveis sobre o caso, sobre quem está falando e solicite um telefone da unidade para confirmação. Servidores públicos nunca ligam a cobrar de telefones celulares;

- Ligação que comunica que algum familiar ou amigo foi “seqüestrado”, insistir para falar diretamente com ele;

- No caso de ligação que, em primeiro lugar perguntar, “QUEM ESTÁ FALANDO?” ou “DE ONDE ESTÃO FALANDO?”, não forneça nenhuma dessas informações. Responda por intermédio de outra pergunta: “COM QUEM DESEJA FALAR?” ou, “QUE NÚMERO DISCOU?”.

- Ligação pedindo confirmação do endereço para a entrega de presentes, brindes ou flores, procure saber de onde fala e qual é o nome do estabelecimento, dizendo que ligará em seguida dando a informação solicitada;

- Tente localizar a vítima utilizando todos os recursos possíveis, acionando amigos, parentes e familiares, sem fazer comentários de um possível seqüestro;

- Havendo dúvidas , trate a ligação como se fosse realmente um caso de seqüestro e tome as providências exigidas.

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