Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dias quentes aumentam casos de Leishmaniose, pulgas e carrapatos em pets

Correio do Estado - 09 de novembro de 2019 - 12:30

Durante a primavera, a preocupação com os mosquitos aumenta. Não somente a dengue, mas outras doenças começam a se proliferar com mais facilidade e oferecerem riscos a população. Mas são somente os humanos que sofrem, os animais domésticos também não passam ilesos. Os dias quentes e úmidos da estação que antecede a chegada do verão são propícios para o aumento de casos de Leishmaniose e o surgimento de pulgas e carrapatos.

“O clima quente e chuvoso favorece o aumento populacional principalmente dos mosquitos infectados, pois o próprio precisa de água e de um clima mais quente pra poder se reproduzir. Já os carrapatos se proliferam com mais facilidade pois a umidade favorece a oviposição no ambiente”, destaca o médico veterinário, Paulo Duarte. Podendo apresentar ou não sintomas visíveis no animal, a Leishmaniose não tem cura, mas há tratamento.

Já para as pulgas e carrapatos, a atenção redobrada do tutor em relação ao ambiente em que o pet se encontra é necessária. Um pet shop da Capital, na Rua dos Barbosas, Bairro Amambai, está com uma campanha preventiva das doenças parasitárias. “Em Campo Grande, por exemplo, cerca de 80% dos animais têm leishmaniose e muitos tutores não sabem. Então durante o mês de novembro estamos com a campanha de prevenção, trazendo coleiras, comprimidos e vacinas que são nossos maiores aliados para combater essas doenças”, completa o sócio-proprietário, Leo Capellari. É de vital importância ter o hábito de levar seu animal ao veterinário regularmente. É de responsabilidade do tutor zelar pela saúde e bem estar do seu pet, pois todo ser precisa de cuidados e carinho. Tendo consciência, cuide quando estiver bem e ame principalmente quando estiver mal.

PRIMAVERA ATÍPICA

A primavera, embora seja a estação mais quente do ano, é marcada pela chuva, o que não aconteceu em 2019. O meteorologista Natálio Abrão, disse que o período de chuva começou oficialmente na quarta-feira (6) com pelo menos 27 dias de atraso em relação ao esperado. O tempo continua chuvoso pelo menos até domingo, conforme Natálio. “A previsão geral é de que em novembro seja restabelecido o ciclo de chuvas do estado”.

SIGA-NOS NO Google News