Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dias: eleições municipais devem continuar separadas

Andréia Araújo/ABr - 14 de outubro de 2004 - 08:09

O cientista político José Dias, do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (Ibep), defendeu a continuidade da separação das eleições municipais das de presidente da República e governador. Para o cientista, essa separação facilita a avaliação do governo. "No caso das ultimas eleições, obervamos que o eleitor aprovou a coligação feita entre o PT e o PMDB", disse.

Já a pesquisadora do Instituto Universitário de Pesquiasas do Rio de Janeiro (Iuperj), Alessandra Aldé, discordou dessa posição. Aldé explicou que não é possível comparar o resultado das urnas com relação aos municipios e o governo federal. Porém a pesquisadora também defendeu a a separação das eleições municipias, dizendo que essa separação facilita o voto para o eleitor.

A importância de facilitar o voto, principalmente com a urna eletrônica, é demonstrada nas pesquisas do Ibope, segundo a diretora do Instituto, Márcia Cavali. Ela disse que ainda é grande o número de votos anulados sem intenção. "As pessoas normalmente escolhem o candidato à Presidencia, depois a governador e depois o restante. Agora, com a urna eletrônica, esse processo é invertido. Isso tem provocado uma série de votos errados, principalmente na população com menor grau de instrução", explicou.

SIGA-NOS NO Google News