Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/08/2013 08:18

Diário Oficial publica portaria removendo ex-encarregado de Negócios na Bolívia

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília – O ex-embaixador do Brasil na Bolívia Marcel Fortuna Biato e o ex-encarregado de Negócios no país Eduardo Paes Saboia, foram retirados dos postos por determinação do Ministério das Relações Exteriores. O Diário Oficial da União, em sua edição de ontem (29), seção 2, publica a portaria. A remoção dos diplomatas ocorre no momento em que há uma crise causada pela retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina de La Paz (a capital).

O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, disse ontem (28) que Marcel Biato vai trabalhar no Brasil, mas não informou em que função. Anteontem (27), a Presidência da República retirou a indicação de Biato para ser o novo embaixador do Brasil na Suécia.

Saboia está afastado das funções diplomáticas enquanto é alvo de investigações pela comissão de sindicância, formada por um auditor fiscal e dois embaixadores, que apuram sua atuação no caso de Pinto Molina.

A crise causada pela retirada de Pinto Molina da Bolívia, provocada pela decisão de Saboia de coordenar a saída do boliviano da embaixada brasileira, onde ficou por quase 15 meses, gerou a substituição do ex-chanceler Antonio Patriota por Figueiredo. Para setores do governo, a iniciativa de Saboia indicou quebra de hierarquia e desrespeito às instâncias superiores do Itamaraty.

Porém, Saboia disse ter tomado a iniciativa porque o quadro se agravava com o fato de o senador boliviano estar deprimido e indicar que pretendia se suicidar. O diplomata disse que tomou a decisão por razões humanitárias.

Saboia pode ser alvo de uma série de punições que podem ir de uma simples advertência oral, passando por uma escrita, suspensão temporária e até exoneração da carreira. Com mais de 20 anos de carreira, o diplomata é elogiado por superiores e colegas, como um profissional sério, dedicado e disciplinado. Nos últimos meses, ele se queixava da tensão causada pela indefinição sobre Molina.

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)