Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

25/05/2005 06:41

Diap aponta Delcídio com um dos mais influentes

Cadú Bortolotto

Com pouco mais de 2 anos de seu primeiro mandato, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) aparece na lista “Os Cabeças do Congresso Nacional”, publicada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. O DIAP realiza a pesquisa para mapear e fornecer aos movimentos sociais organizados, notadamente os sindicais, informações seguras sobre os 100 parlamentares mais influentes do país.
O levantamento deste ano inclui 71 deputados e 29 senadores que comandam o processo decisório no Congresso Nacional , têm formação superior, são profissionais liberais, defendem a economia de mercado, são oriundos das regiões ricas ou dos Estados ricos das regiões pobres, pertencem aos maiores partidos e destacam-se como debatedores e articuladores.
Os partidos com maior número de parlamentares influentes são o PT, que possui a maior bancada na Câmara Federal, 91 deputados; e o PFL, principal partido de oposição na Câmara. Os partidos da base de sustentação do Governo – PT, PMDB, PP, PTB, PL, PCdoB e PSB – representam 61% dos parlamentares influentes. Destes, o PT lidera com 24 nomes, seguido do PMDB com 12. Logo vêm o PTB, o PP e o PSB com seis cada, seguidos do PL com quatro e o PCdoB com três. Já na oposição, quem lidera é o PFL com 22, seguido do PSDB com 13 e do PDT com dois. O PPS e P-SOL estão representados com um parlamentar cada.

Os parlamentares influentes são os debatedores e os articuladores, com respectivamente 32 e 30 parlamentares cada. Na lista dos formadores de opinião estão apenas sete parlamentares. Já na condição de negociador, prerrogativa quase que exclusiva de líderes e vice-líderes, estão 12 deputados e senadores, entre eles Delcídio , que é considerado, dentro do Congresso, um mestre da negociação e do consenso, sendo ainda o único parlamentar do Mato Grosso do Sul apontado entre os 100 mais influentes do Brasil.
A identificação dos parlamentares mais influentes faz parte do tripé que constitui a espinha dorsal do DIAP, que são :

1 elaborar o perfil dos parlamentares, a partir de base de dados próprios, com informações quantitativas e qualitativas sobre os eleitos;

2 identificar o pensamento dos parlamentares em relação aos temas relevantes da legislatura, a partir da aplicação de questionários; e

3 mapear os operadores-chave do processo decisório no Congresso Nacional.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)