Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/10/2009 18:07

Diabéticos e os problemas oftalmológicos pela doença

Agência Notisa

Diabéticos não conhecem dimensão dos problemas oftalmológicos causados pela doença
Este é o resultado de pesquisa realizada por equipe da Santa Casa de Misericórdia de Santos (SP)

Diabéticos, em sua maioria, sabem que podem ter problemas oculares, mas não conhecem quais são os tipos que poderão enfrentar. Esta é a conclusão a que chegaram as pesquisadoras Gabriela Assumpção Pereira, residente do terceiro ano do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de Santos, e colegas, em artigo publicado na última edição dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, de julho agosto de 2009.

De acordo com o texto, dos 100 pacientes investigados, quase todos eram diabéticos tipo 2 (não dependente de insulina) – 93% –, sendo que 40 conviviam com a doença há mais de 10 anos. Com relação ao conhecimento sobre a instalação e progressão de doenças oculares na diabetes, “setenta pacientes, que conheciam a existência dessas complicações, mencionaram principalmente a alteração retiniana e a catarata secundária (respectivamente 30% e 27%).

“Em relação às perguntas sobre a possibilidade de tratamento, 30 pacientes relataram não haver”, 7 não sabiam opinar sobre o assunto e 63 responderam que “as alterações oculares podiam ser tratadas”, dizem as autoras. Além disso, “sobre as opções de terapêutica possíveis, a cirurgia foi a mais citada (33%), em seguida foram o uso de óculos (26,6%), aplicação de laser (19,4%), uso de colírio (18%) e lente de contato (3%)”.

As pesquisadoras explicam que a maioria dos pacientes disse ter recebido estas informações através de seus médicos. Entretanto, a compreensão destes sobre a necessidade de buscar acompanhamento de rotina não é homogênea. “Sobre as opções de terapêutica possíveis, a cirurgia foi a mais citada (33%), em seguida foram o uso de óculos (26,6%), aplicação de laser (19,4%), uso de colírio (18%) e lente de contato (3%)”, dizem. Para ler o artigo na íntegra, acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492009000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.





O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos , opiniões e comentários com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)