Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Diabético tem maior risco de complicações por covid-19

Pessoas diabéticas devem ter atenção redobrada na prevenção da infecção por covid-19

O Extra.net - 26 de janeiro de 2021 - 11:00

Diabético tem maior risco de complicações por covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis alerta que o diabetes pode ser fator de riso para a doença coronavírus, isso porque qualquer infecção, sendo viral ou bacteriana, se comporta de forma diferente em um paciente com uma glicemia descontrolada. Por isso, é preciso cuidado dobrado por parte dos diabéticos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a pessoa com diabetes não tem maior risco de se contaminar pelo novo coronavírus, mas tem mais chances de complicações pela infecção. Com os níveis de açúcar no sangue controlados, o risco de complicações pela COVID-19 é muito menor e quase igual ao das pessoas sem diabetes. A possibilidade de complicações independe do tipo de diabetes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis, os diabéticos devem ter atenção redobrada na prevenção da infecção por COVID-19, buscando sempre um estilo de vida saudável, limitando encontros com amigos e familiares.

“Sabendo dos riscos, é preciso se conscientizar sobre os cuidados. Diante de qualquer dúvida, consulte seu médico. Não pare nenhuma medicação por conta própria”, destacou a enfermeira articuladora do Programa de Atenção Básica Municipal, Ana Carolina Collaço.

Há dicas importantes que devem ser seguidas:

- A alimentação saudável e equilibrada é essencial para manter os níveis glicêmicos controlados.

- A atividade física melhora o controle metabólico do diabetes: aumenta a captação da glicose e reduz a resistência à insulina. Além disso, traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

- Mesmo em casa, encontre o melhor tipo de exercício para você e siga uma frequência. Na dúvida, consulte um profissional.

- É necessário o controle das taxas de glicemia com a pandemia, vale redobrar os cuidados, uma vez que o diabetes descontrolado é fator de risco para complicações da COVID-19.

- Os medicamentos são importantes para a manutenção dos níveis glicêmicos no organismo.

SIGA-NOS NO Google News