Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

22/06/2011 07:23

DIABETES: Falta de tratamento pode levar a perda da visão

Agência do Rádio

O diabetes se tornou uma epidemia mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde. A doença atinge os vasos e a circulação como um todo. Um dos efeitos colaterais do diabetes são complicações, também circulatórias, nos olhos, as chamadas retinopatias diabéticas. Entre as formas mais graves dessa doença está a cegueira. O retinólogo Sebastião Ferreira Neto explica como o diabetes atinge a visão.


\"No olho ela vai danificando as artérias e as veias e com isso vai provocando vazamento de líquidos, proteínas e gorduras para a retina. Além disso, com o passar do tempo, ocorre o entupimento desses vasos, ou seja, a retina deixa de receber sangue de forma adequada, então a retina infarta. Nessas regiões que ela morre, ela não tem mais visão.\"

O especialista alerta que para evitar esses problemas de visão, o paciente precisa tratar o diabetes de forma correta. Geralmente as retinopatias não apresentam sintomas. Por isso Sebastião Ferreira Neto afirma que o diabético do tipo 1 deve ir ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Já os que possuem o diabetes tipo 2 devem visitar o especialista de forma mais freqüente. O professor Ricardo Tadeu Barbosa de Souza começou a perceber dificuldades para ver de perto. Por conta disso, acabou indo ao oftalmologista. Lá, descobriu um severo problema na retina e o diabetes.


\"O diabetes é uma doença rasteira, a gente não percebe. Primeiro porque eu não tinha mania de comer doce, nunca tive o hábito de comer doce. Depois eu descobri que não é bem assim. A gente tem que ter uma preocupação maior com a saúde. E com a idade que vai chegando a gente vai descobrindo mais e quando a gente é mais novo não tem essa preocupação e nem aparece. Foi uma surpresa pra mim quando a descobri . Eu não sentia nada, nunca senti nada.\"

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia. Os diabéticos podem fazer o acompanhamento da doença e receber tratamento gratuito na rede pública de saúde e por meio de programas como o Farmácia Popular.

Reportagem, Vanessa Silvestre


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)