Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/06/2016 16:00

Diabetes e a visão: doença é a principal causa de cegueira adquirida

NCA Comunicação, assessoria

Diabetes e a visão: doença é a principal causa de cegueira adquirida

Alerta para o Dia Nacional de Combate ao Diabetes, em 26 de junho: acompanhamento oftalmológico é fundamental no tratamento do paciente diabético, que tem 30 vezes mais chance de se tornar cego

O diabetes é uma doença crônica provocada pelo mau funcionamento do pâncreas, que deixa de produzir insulina em quantidade suficiente ou quando o corpo não consegue efetivamente absorver a insulina que produz, o que aumenta a concentração de glicose no sangue (hiperglicemia). Dados do Ministério da Saúde apontam para um alto índice de mortes provocadas pela doença, cerca de 50 mil todos os anos. A doença mata mais do que a aids e supera o número de vítimas de trânsito no país.

O que muitos não sabem é que o diabetes é também a principal causa de cegueira adquirida. O alerta é da médica oftalmologista Tania Schaefer, da Clínica Schaefer, de Curitiba. Ela chama a atenção para importância da prevenção, em decorrência do Dia Nacional de Combate ao Diabetes, que transcorre em 26 de junho.

Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostrou que o paciente diabético tem quase 30 vezes mais chance de tornar-se cego do que um paciente não diabético. Cerca de 50% dos portadores de diabetes desenvolverão algum grau de retinopatia diabética ao longo da vida.

Além de provocar uma série de alterações no organismo, o diabetes afeta o aparelho visual de maneira significativa, trazendo complicações à córnea, podendo levar à catarata e ao glaucoma. Além disso, provoca a retinopatia diabética, a maior causa de cegueira permanente em indivíduos economicamente ativos. É importante destacar que a perda visual provocada pelo diabetes costuma ser um sintoma tardio da doença. "Mesmo que o paciente diabético apresente uma boa acuidade visual, é fundamental o acompanhamento oftalmológico", destaca a médica oftalmologista Tania Schaefer.

A médica lembra que é muito comum o paciente descobrir o diagnóstico de diabetes por meio de exames oftalmológicos, já que em determinadas pessoas, os sintomas da doença demoram a ser percebidos. "Pelas inúmeras complicações que o diabetes traz ao organismo e à saúde ocular, o diagnóstico precoce, a prevenção e a mudança de hábitos são fundamentais no controle e tratamento da diabetes", destaca Tania Schaefer.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)