Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Diabetes deve ser detectada no ínicio, diz especialista

14 de novembro de 2009 - 08:50

Hoje, é o Dia Mundial do Diabetes. Durante todo dia diversas ações vão ser feitas em todos os estados para conscientizar a população e diagnosticar a doença. O diabetes atinge cerca de duzentos e vinte milhões de pessoas no mundo. O endocrinologista Reginaldo Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, diz que o dia mundial da doença é uma excelente oportunidade para fazer os exames.

"Cinquenta por cento das pessoas que têm diabetes não sabe que têm a doença. Isso faz com que o diabetes não diagnosticado e não tratado posso desenvolver complicações mais tarde. Complicações de natureza ocular, lesões renais e lesões nos pés. Quando o diagnóstico é feito no início da doença é muito bom para evitar as complicações."

Segundo Reginaldo Albuquerque, a cada cinco minutos um brasileiro desenvolve a doença. Ele lembra que alguns dos sintomas são: excesso de fome e sede, fraqueza e cansaço. O endocrinologista explica como é feito o exame.


"O dedo recebe um estilete que produz uma gota de sangue. Isso é aplicado numa fita que vai no leitor de valor da glicose, a furada é praticamente indolor. É um exame muito eficiente e comum nas campanhas de detecção da doença. No dia nacional do diabetes, em vários locais do País, essas campanhas estão sendo realizadas."

O diabetes é uma deficiência na produção de insulina, hormônio que ajuda a transformar a glicose em energia. O endocrinologista Reginaldo Albuquerque, membro a Sociedade Brasileira de Diabetes, lembra que fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável ajuda a combater a doença.

Reportagem, Natália de Sousa










SIGA-NOS NO Google News