Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/11/2009 08:50

Diabetes deve ser detectada no ínicio, diz especialista

Hoje, é o Dia Mundial do Diabetes. Durante todo dia diversas ações vão ser feitas em todos os estados para conscientizar a população e diagnosticar a doença. O diabetes atinge cerca de duzentos e vinte milhões de pessoas no mundo. O endocrinologista Reginaldo Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, diz que o dia mundial da doença é uma excelente oportunidade para fazer os exames.

"Cinquenta por cento das pessoas que têm diabetes não sabe que têm a doença. Isso faz com que o diabetes não diagnosticado e não tratado posso desenvolver complicações mais tarde. Complicações de natureza ocular, lesões renais e lesões nos pés. Quando o diagnóstico é feito no início da doença é muito bom para evitar as complicações."

Segundo Reginaldo Albuquerque, a cada cinco minutos um brasileiro desenvolve a doença. Ele lembra que alguns dos sintomas são: excesso de fome e sede, fraqueza e cansaço. O endocrinologista explica como é feito o exame.


"O dedo recebe um estilete que produz uma gota de sangue. Isso é aplicado numa fita que vai no leitor de valor da glicose, a furada é praticamente indolor. É um exame muito eficiente e comum nas campanhas de detecção da doença. No dia nacional do diabetes, em vários locais do País, essas campanhas estão sendo realizadas."

O diabetes é uma deficiência na produção de insulina, hormônio que ajuda a transformar a glicose em energia. O endocrinologista Reginaldo Albuquerque, membro a Sociedade Brasileira de Diabetes, lembra que fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável ajuda a combater a doença.

Reportagem, Natália de Sousa










Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)