Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Diabetes: Brasil será o quarto país no mundo em casos

Agência do Rádio - 06 de novembro de 2008 - 05:03

A diabetes atinge, hoje, pelo menos sete milhões de brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Somando-se os casos ainda não diagnosticados, esse número deve chegar a dez milhões de pessoas. Atualmente, o Brasil é o oitavo país com maior número de diabéticos, mas de acordo com estimativas, deve se tornar o quarto país no mundo com mais doentes de diabetes em dois mil e dez. De acordo com a coordenadora Nacional de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio, apesar da diabetes normalmente ser hereditária, existem algumas formas de prevenir a doença.


"As pessoas manterem um estilo de vida saudável, quer dizer, manter o seu peso dentro do normal e também fazer atividade física, isso sem dúvida, está mais do que comprovado, que previne ou retarda muito o diabetes, sobretudo naquelas pessoas que têm o componente hereditário, que tem o peso da genética. Nós não podemos fazer nada quanto a isso, mas podemos retardar ou prevenir muito o diabetes tendo uma vida saudável, mantendo o peso e fazendo atividade física."

A Dr. Rosa Sampaio explica que a diabetes é causada pelo excesso de glicose ou açúcar no sangue. Em um organismo saudável, a glicose é usada como fonte de energia pelas células do corpo. No caso do diabético, as células não conseguem absorver a substância, o que gera várias complicações como infartos e lesões renais crônicas.

Reportagem, Marcelo Brito






SIGA-NOS NO Google News