Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/06/2013 15:57

Dia Nacional de Controle da Asma

Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) chama a atenção para a doença que é a quarta causa de internação hospitalar no Brasil

Redação

 

No Dia Nacional de Controle da Asma, 21 de junho, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) chama a atenção para a doença que é a quarta causa de internação hospitalar no Brasil. Não é por acaso que a data coincide com a chegada do inverno, período que agrava ainda mais os sintomas devido ao frio, ao aumento nas infecções respiratórias e à permanência prolongada em ambientes fechados.

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que acomete crianças e adultos, de ambos os sexos, em todo o mundo. Seus sintomas incluem tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito, “que, geralmente, pioram à noite e melhoram com medicamentos como os broncodilatadores”, comenta o dr. Marcos Carvalho Borges, responsável pela Comissão de Asma da SPPT e professor na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Além dos sintomas basais, quando ocorre uma crise de asma, os brônquios (tubos que levam o ar para os pulmões) reduzem de diâmetro, dificultando a respiração.

Apesar de haver componente genético, a asma pode ser desencadeada por inúmeros fatores, como mofo, poluição, infecções virais (gripes e resfriados), ar frio e seco, alteração climática, perfume, produtos de limpeza, poeira, ciclo menstrual, cigarro, pelos de animais, produtos químicos e até mesmo estresse.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito a partir da análise do histórico clínico e do exame físico, confirmado com a espirometria (teste do sopro).

No que se refere ao tratamento, há alguns tipos de medicamentos inalatórios: os broncodilatadores de ação curta (bombinha), os de ação prolongada e os corticosteróides. Os medicamentos de ação curta servem apenas para aliviar os sintomas da doença, enquanto os corticosteróides e os broncodilatadores de ação prolongada são remédios prescritos pelo médico com o intuito de prevenir os sintomas da asma e diminuir o número de vezes em que ocorrem os ataques.

Também é possível adotar hábitos que evitam e/ou melhoram sintomas da doença. De acordo com o dr. Marcos, “o uso de umidificadores de ar é recomendado apenas quando a umidade está baixa.. Se o tempo não estiver seco ele pode trazer efeitos adversos, pois aumentará a umidade e mofo do ambiente”.

Uma medida complementar é o exercício físico, que traz inúmeros benefícios inclusive para o paciente asmático.

“A atividade física não é contra-indicada, ao contrário. Porém, alguns exercícios, especialmente os de alta intensidade e em ambiente frio e seco, podem desencadear crises, particularmente em pacientes com a doença não controlada. Por este motivo, todo portador de doença respiratória crônica deve consultar um pneumologista antes de iniciar qualquer prática esportiva”, alerta o médico.

Por Acontece Comunicação e Notícias

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)