Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia Nacional de Combate ao Fumo

INCA - 27 de agosto de 2007 - 18:37

O Instituto Nacional de Câncer, INCA, promove uma série de atividades no dia 29 de agosto para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Uma coletiva de imprensa será realizada no prédio sede do INCA, às 9h, para lançar dados de uma pesquisa inédita sobre tabagismo realizada com estudantes da área da saúde. No Saara, centro de comércio popular do Rio de Janeiro, haverá o lançamento do projeto Rádio INCA – Informação e Saúde e distribuição de folhetos para a população. Além disso, em parceria com Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro, Ascoferj, uma campanha será realizada em farmácia e drogarias do estado do Rio. As ações irão alertar para os males do tabagismo passivo: a exposição de não-fumantes à fumaça dos derivados do tabaco.

Diversas farmácias do estado do Rio realizarão ações de controle do tabagismo no dia 29 de agosto. Farmacêuticos e estudantes de farmácia vão orientar sobre tabagismo passivo e dar dicas para quem deseja largar o cigarro, das 9h às 18h. A maioria das farmácias está concentrada na capital, mas também haverá pontos de atendimento na Baixada Fluminense (São João de Meriti, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Nilópolis), Niterói, São Gonçalo e Barra do Piraí, interior do estado. No total, 28 estabelecimentos farmacêuticos participarão dessa iniciativa. Nacionalmente, secretarias estaduais e municipais de saúde também irão comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A programação das atividades pode ser acessada no site do INCA, www.inca.gov.br.





A pesquisa “Vigilância de Tabagismo em Universitários da Área da Saúde” foi realizada nas cidades do Rio de Janeiro, João Pessoa, Campo Grande e Florianópolis e verificou, dentre outras informações, o percentual de estudantes que é fumante e seu conhecimento sobre a legislação relacionada ao controle do tabagismo. Também foram avaliadas as oportunidades de treinamento para tratamento de fumantes recebidas nesses cursos de graduação. A coletiva de imprensa para apresentação desses dados contará com a presença do diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini, e da chefe da Divisão de Epidemiologia, Liz Almeida.

SIGA-NOS NO Google News