Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia Mundial sem Tabaco é comemorado amanhã

Agência Rádio - 30 de maio de 2006 - 09:33

Neste 31 de maio, quarta-feira, comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. O número de fumantes, acima de 15 anos de idade, corresponde a 19% da população brasileira. Se comparada a 1989, a quantidade diminuiu, quando 32% dos brasileiros fumavam. Mesmo com a redução, o tabagismo ainda é responsável por 200 mil mortes, todos os anos. A coordenadora do Programa Nacional de Controle de Tabagismo, Tânia Cavalcante, diz que o objetivo do Dia Mundial sem Tabaco é abordar assuntos relacionados ao consumo. Segundo ela, a idéia este ano, é mostrar que o tabaco é sempre um vilão para a saúde, mesmo quando apresentado em embalagens atrativas ou em sabores diferentes.

"O Dia Mundial sem Tabaco tem como objetivo abordar temas específicos relacionados ao consumo de tabaco. Então todo ano a Organização Mundial de Saúde escolhe um tema específico para enfocar o sobre o problema tabagismo. Esse ano o tema escolhido foi 'Tabaco, mortal sobre todas as suas formas e disfarces.' O objetivo desse ano é mostrar para a população em geral que qualquer que seja o produto, seja cigarro, sejam cigarros com sabores, cigarros ditos lights, charutos, cachimbos e outros produtos, eles são maléficos para a saúde."

Desde 1997, a Organização Mundial de Saúde comemora o Dia Mundial sem Tabaco. Todos os anos, um tema escolhido é adotado pelos 191 países membros para divulgação da data. Um dos aliados para quem quer abandonar o vício é o Disque Saúde. O número é 0800 61 1997. Escolhendo a opção seis, a pessoa pode obter informações sobre tratamento e efeitos da síndrome de abstinência.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News