Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia Mundial e Nacional de combate à doença é lembrado neste domingo (20)

Agência do Rádio - 19 de outubro de 2013 - 09:00

 Segundo o Ministério da Saúde, metade das mulheres e 20% dos homens a partir dos 50 anos vão sofrer alguma fratura causada pela osteoporose, doença que enfraquece os ossos. A vendedora Lavínia Guedes, de 54 anos, por exemplo, conta que descobriu que sofria do problema quando começou a sentir fortes dores nos ossos.

"Para andar eu tinha dificuldade um pouco porque eu tinha muita dor nas pernas. Às vezes eu nem ficava em pé muito, de tanto que eu sentia dor nas pernas. Era tanta que era insuportável. Aquela dor, aquele cansaço nas pernas que você não consegue ficar muito tempo em pé. Começa a queimar, sente uma queimação porque é o osso ficando fraco. Depois que eu tomei o remédio eu melhorei. O tratamento é cálcio mesmo. A gente toma um remédio uma vez por semana e outro remédio, também, que é todo dia".

O Dia Mundial e Nacional da Osteoporose é lembrado no dia 20 de outubro. Para combater e prevenir a doença, o SUS oferece cuidados para prevenção e tratamento, como os suplementos de vitamina D e cálcio, além de outros medicamentos . O coordenador geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin, destaca o que deve ser feito para evitar a osteoporose.

"Primeiramente uma alimentação baseada e balanceada rica em cálcio láctico, que é o cálcio do leite. Uma atividade muscular regular com carga, uma atividade física regular leve ou moderada e uma melhoria das condições de equilíbrio e visão, para que nesse processo evitar qualquer fratura, qualquer queda, quando o paciente tem essa suscetibilidade pela idade que possa causar um tipo de fratura".

O Dia Mundial da Osteoporose foi lançado no dia 20 de outubro de 1996 pela Sociedade Nacional de Osteoporose do Reino Unido. Desde 1997, tem sido organizado pela Fundação Internacional da Osteoporose. O principal objetivo é conscientizar a população sobre as formas de combate à doença. Todos os anos, instituições ligadas à Fundação Internacional e organismos nacionais, como o Ministério da Saúde, participam da mobilização.

Reportagem, Fábio Ruas

SIGA-NOS NO Google News