Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/03/2004 13:57

Dia Mundial da Saúde de 2004 será dedicado ao trânsito

Irene Lôbo / ABr

O Dia Mundial da Saúde de 2004 será dedicado ao trânsito. No próximo dia sete de abril, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para comemorar as questões de saúde pública do mundo, vários países promoverão atividades para lembrar que o trânsito, que mata mais de um milhão de pessoas todos os anos no mundo, é um grave problema de saúde pública.

No ano passado, a OMS divulgou um estudo segundo o qual os acidentes de trânsito lideraram as estatísticas mundiais de mortes violentas por causas externas em 2001, com 1,2 milhão de vítimas. Em segundo lugar está o homicídio, responsável por 600 mil mortes.

No Brasil, uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde (MS) identificou que os acidentes de trânsito provocaram, em 2001, a morte de 30 mil 527 pessoas nas ruas e estradas do país, média que se mantém desde então.

O coordenador-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Manoel Victor de Azevedo, comemora a escolha do tema. Segundo ele, o trânsito é “uma epidemia que assola o mundo com fatalidade, mortalidade exagerada e que pode ser evitada”.

Azevedo espera que tanto o governo como as entidades da sociedade civil desenvolvam ações que promovam uma reflexão entre as pessoas e adotem medidas concretas que possam reduzir a “epidemia”: “A sociedade precisa se unir e entender que trânsito seguro é uma questão de compromisso e que é possível que nós revertamos esse quadro”, afirmou.

A maioria das mortes no trânsito brasileiro em 2001 ocorreu entre homens. Foram 24 mil 923 óbitos, 82% do total de mortes por esta causa registrados em todo o país. A maior concentração de casos se situou na faixa etária que vai dos 20 aos 39 anos, representando 44% das vítimas fatais.

Segundo técnicos do MS, o uso abusivo de bebidas alcoólicas, a alta velocidade e as condições precárias dos veículos foram as principais causas associadas aos acidentes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)