Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia Mundial da Asma: brasileiro confunde

Agência do Rádio - 07 de maio de 2008 - 08:56

Nesta quarta-feira é lembrado o Dia Mundial da Asma. Praticamente metade dos brasileiros que têm a enfermidade pensa de forma errada que ela é causada por poluentes. Na verdade, a causa é a inflamação das vias respiratórias. A falta de informação sobre o que gera a doença foi apenas um dos resultados de uma pesquisa feita por uma indústria farmacêutica, com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e a Associação Brasileira de Asmáticos em nove países, incluindo o Brasil. Cerca de mil e oitocentas pessoas que têm asma responderam à pesquisa. Setenta e dois por cento dos asmáticos no Brasil afirmam que a doença dificulta atividades diárias e sessenta e quatro por cento afirmam que a doença atrapalha a vida social. A principal característica da asma é a falta de ar, mas é importante lembrar que ela é só a ponta do iceberg. Não adianta tratar apenas essas crises, como explica o pneumologista Paulo Feitosa.


"A asma é uma doença que promove uma inflamação nas vias de passagem do ar, e essa inflamação concorre também para que essa via aérea, ela reaja aos estímulos com mais facilidade. Então são várias as causas, várias as coisas que podem provocar crise de asma. Mas a população, ela conhece muito bem a crise de asma, a doença ela não cursa só com crise, tratar só a crise está errado. Porque você pode manter essa inflamação da via aérea."

Paulo Feitosa afirma ainda que outra maneira de se evitar as crises é a prevenção, evitando o contato com elementos que provocam alergia como: ácaros, poeira domiciliar, mofo, cheiros fortes, fumaça de cigarro. Além disso, a gripe também pode provocar uma crise.

De Brasília, Katrine Boaventura

SIGA-NOS NO Google News