Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/08/2013 18:15

Dia dos Pais! Qual a origem desta comemoração?

*Daniele Vilela Leite

Mais um domingo chegando... Mas este não é um simples domingo! É um domingo mais que especial: Dia dos Pais.

Mas você sabe como surgiu a “comemoração” do Dia dos Pais? Conta-se que tudo começou com uma história nos Estados Unidos. Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da Guerra Civil John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Queria mostrar a seu pai que tinha orgulho de sua superação, pois ele havia perdido a esposa em 1898, que faleceu ao dar à luz o sexto filho. John criou os filhos sozinho, com carinho e responsabilidade. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa do pai por tê-lo visto superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém.

Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada no Estado de Washington, Estados Unidos. Também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O Primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário de Dodd. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo as vermelhas dedicadas aos pais vivos, e as brancas aos falecidos.

Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente, mas foi somente em 1966 que o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já no Brasil, a ideia de comemorar a data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, data que coincidiu com o “Dia de São Joaquim”, patriarca da família. Desde então, oficializou-se homenagear os pais no segundo domingo de agosto.

Então, neste próximo domingo, aproveite para homenagear seu pai e desejar-lhe “Feliz Dia dos Pais”.

“É um homem sábio o que conhece a seu próprio filho.
Mas um filho é mais sábio ainda, ao amar verdadeiramente seu pai”.
Autor desconhecido.

* Daniele Vilela Leite é Orientadora Educacional na empresa Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br); Formada em Serviço Social pela Univap, com grande experiência em trabalhos relacionados à Educação. Contato: daniele.leite@vitaebrasil.com.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)