Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

09/08/2013 18:15

Dia dos Pais! Qual a origem desta comemoração?

*Daniele Vilela Leite

Mais um domingo chegando... Mas este não é um simples domingo! É um domingo mais que especial: Dia dos Pais.

Mas você sabe como surgiu a “comemoração” do Dia dos Pais? Conta-se que tudo começou com uma história nos Estados Unidos. Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da Guerra Civil John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Queria mostrar a seu pai que tinha orgulho de sua superação, pois ele havia perdido a esposa em 1898, que faleceu ao dar à luz o sexto filho. John criou os filhos sozinho, com carinho e responsabilidade. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa do pai por tê-lo visto superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém.

Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada no Estado de Washington, Estados Unidos. Também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O Primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário de Dodd. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo as vermelhas dedicadas aos pais vivos, e as brancas aos falecidos.

Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente, mas foi somente em 1966 que o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já no Brasil, a ideia de comemorar a data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, data que coincidiu com o “Dia de São Joaquim”, patriarca da família. Desde então, oficializou-se homenagear os pais no segundo domingo de agosto.

Então, neste próximo domingo, aproveite para homenagear seu pai e desejar-lhe “Feliz Dia dos Pais”.

“É um homem sábio o que conhece a seu próprio filho.
Mas um filho é mais sábio ainda, ao amar verdadeiramente seu pai”.
Autor desconhecido.

* Daniele Vilela Leite é Orientadora Educacional na empresa Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br); Formada em Serviço Social pela Univap, com grande experiência em trabalhos relacionados à Educação. Contato: daniele.leite@vitaebrasil.com.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
13:30
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)