Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

15/10/2004 07:45

Dia do Professor : pequenos estrategistas em MS

Christiane Peres/ABr

Numa escola de pau-a-pique, distante do centro urbano de Novo Mundo (MS), o professor Helter Alexandre, 25 anos, enfrentou o desafio de ensinar 16 crianças pobres, de segunda à quarta série, a desenvolver o raciocínio lógico por meio de um jogo estratégico: o xadrez. O professor mostrou que, mesmo na dificuldade, é possível transformar a educação, oferecendo novas expectativas aos alunos. Com o jogo, ele descobriu que poderia estimular as crianças, fazendo com que elas melhorassem o rendimento escolar.

Helter conta que os estudantes passaram a desenvolver o lado investigativo e crítico. “Eles não esperavam pelo professor, se não tinham a resposta, sabiam onde deviam procurar”, revela. Ele explica que o jogo de xadrez transformou a sala de aula num ”laboratório do saber”. “O conhecimento não era simplesmente transmitido. Nós construímos juntos. Eu trazia novos elementos para a classe e eles faziam o mesmo”.

A acomodação, segundo Helter, foi o principal empecilho encontrado no início do trabalho. As crianças tinham preguiça de procurar as respostas e queriam tudo na mão. Hoje em dia, eles já não esperam mais as respostas e têm a iniciativa da pesquisa.

Helter diz que somente o aprendizado do xadrez não é suficiente. “Por mais que eles saibam jogar xadrez, eles nunca vão saber de tudo”, afirma o professor, que também procura lançar as noções básicas da filosofia para os alunos. Ele ensina "Sócrates" na tentativa de mostrar que a busca do conhecimento é constante.

Segundo Helter, os pais dos estudantes resistiram ao projeto num primeiro momento. “Eles não acreditavam. Diziam que escola não era lugar para ficar jogando”. Com o tempo, a melhoria do desempenho das crianças fez com que os pais se motivassem, o que resultou na reforma e ampliação da escola.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)