Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/10/2004 07:35

Dia do Professor: experiências inovadoras

Christiane Peres e Marina Domingos /ABr

O Brasil possui dois milhões de professores na educação básica, que se esforçam para mostrar seu trabalho nas salas de aula. Apesar de problemas materiais e da constante falta de professores e funcionários, é nas escolas públicas que se encontram as experiências mais criativas. A dificuldade não impede o surgimento de bons projetos pedagógicos.

“Essas escolas precisam dar a resposta a uma parte da sociedade constituída por alunos de baixa renda, que não têm em sua própria família condições de afeto ou bens culturais”, constatou a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Vieira.

Juçara, que também é professora, vê no Dia do Professor um bom momento para chamar atenção sobre os problemas enfrentados pelos educadores e uma data emblemática para estimular a reflexão da sociedade. “É o momento em que pais e estudantes olham para a figura do professor, seus problemas, sua realidade e a própria situação da educação brasileira”, lembrou.

A rotina de Helter Alexandre, de Novo Mundo (MT), é um exemplo de como, na dificuldade, um professor consegue transformar a educação, oferecendo novas expectativas aos alunos. Ele descobriu que ensinando xadrez poderia estimular o raciocínio das crianças, fazendo com que elas melhorassem o rendimento escolar.

Com o xadrez, os estudantes passaram a desenvolver o lado investigativo e crítico, envolvendo também a comunidade. “Eles não esperavam pelo professor, se não tinham a resposta, sabiam onde deviam procurar”, revelou.

Como Helter, outros 19 professores recebem, nesta sexta-feira, o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental. Em comemoração ao Dia do Professor, o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Bunge oferecem aos educadores R$ 5 mil, como forma de reconhecimento pelas experiências educacionais inovadoras.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)