Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia do Professor : da escassez da água

Marina Domingos/ABr - 15 de outubro de 2004 - 07:41

Ser professor deve ser uma escolha? Para a professora Maria Edileusa Ribeiro, de 37 anos, é mais que isso. Ela leciona na escola de Ensino Fundamental de Betânia, na cidade de Croatá (CE), e aprendeu com os alunos a dividir suas experiências. “A gente começa a perceber a necessidade de interagir de uma forma mais direta com o outro”, explica.

Desde o primeiro dia de aula, ela percebeu nos alunos uma ansiedade em aprender de tudo. Não se contentou com o dia-a-dia da sala de aula e começou um projeto que mudou a vida da escola e da comunidade: ensinar como é necessário preservar a água. O projeto “Água, um Líquido Precioso” foi um dos vencedores do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Bunge.

Edileusa, que sempre se preocupou com o desperdício da água, conta que, até hoje, a cidade é abastecida pelos poços artesianos. “Hoje, nós temos água na torneira, mas quis mostrar para eles que antes a gente dependia da água no balde”, destaca a professora.

Em sua casa ou na do vizinho, sempre fiscalizava o que era gasto e, por isso, pensou em conscientizar seus alunos de que a água era um líquido muito importante para ser jogado fora. “A minha preocupação maior era economizar água, porque a gente percebia na comunidade um grande desperdício. Chegava a doer”, ressalta.

O primeiro passo foi pedir que os alunos levassem suas contas de água para a sala de aula, fazendo com que eles entendessem melhor a importância do líquido para o consumo humano. Em um ano, ela conseguiu mobilizar toda a escola e a comunidade, utilizando métodos como visitas às famílias, distribuição de panfletos, concurso de redação e, até mesmo, um programa de rádio. “Antes do programa, anunciamos a participação dos alunos e eles falaram para toda a comunidade local”, lembra Edileusa.

Na última etapa do projeto, os alunos compararam as contas antigas com as novas, mostrando que o trabalho de conscientização atingiu seu objetivo. “Teve aluno controlando o pai na hora de tomar banho, cobrando mesmo”, comemora a professora.

SIGA-NOS NO Google News