Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia do Agrônomo: Câmara aprova proposta que cossideação profissão essencial

Agência do Rádio - 12 de outubro de 2011 - 11:05

Além do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, o feriado do dia 12 de outubro também se comemora o dia do Engenheiro Agrônomo. Os profissionais que são responsáveis por tudo o que envolve a prática agrícola, passaram a ganhar destaque no mercado de trabalho com o crescimento do setor no Brasil. Segundo o Plano Agrícola 2010 e 2011, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção brasileira de grãos neste ano cresceu 8,2% em relação ao ano anterior. O índice torna o Brasil um dos principais fornecedores de proteínas no mercado internacional de alimentos. Nesta semana, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público na Câmara dos Deputados, aprovou a proposta que enquadra as atividades dos engenheiros agrônomos como essenciais e exclusivas de Estado quando realizadas por servidores públicos efetivos federais, estaduais e municipais. O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O engenheiro agrônomo registrado no sistema Confea/Crea e membro da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior, Geraldo Baracuhí, já exerce a profissão há 32 anos e ainda sim, se sente orgulhoso do que faz.


\\\"Trabalhar com Agronomia não é um trabalho é quase que um hobby pela satisfação da relação que agente passa a ter diretamente com o Meio Ambiente, com o plantio, com o crescimento, com a própria criação de um espírito otimista por que ao plantar você está na expectativa de fazer toda uma projeção para colher e todo esse processo de acompanhamento da planta ou da agricultura de maneira geral é algo extremamente salutar.\\\"


No Brasil, a profissão de agrônomo é regulamentada pelo Confea - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e fiscalizada pelos Conselhos Regionais de cada estado.


Reportagem, Lídia Mara

SIGA-NOS NO Google News