Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia de Finados: data para rezar por aqueles que se foram

02 de novembro de 2011 - 12:54

Em dois de novembro de 998, o abade do mosteiro beneditino de Cluny (França), Santo Odilon, celebrou a data pela primeira vez. Ele pediu aos monges para que rezassem por todos os mortos, conhecidos ou desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos.

A história conta que a origem desse dia está na antiguidade pagã, porque muitos povos europeus honravam seus mortos com uma festa anual.

Os gregos de Atenas e os romanos celebravam os mortos em fevereiro, por isso, desde o século I os cristãos fazem orações pelos defuntos, indo aos túmulos dos mártires nas catacumbas para pedir pelos que morreram sem martírio.

A tradição se universalizou no século 13. Dois séculos antes os Papas Silvestre II (1003), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) decretaram a celebração dos mortos um dia por ano em todas as comunidades católicas do mundo.

No século 12 a comemoração foi feita nos moldes da Festa de Todos os Santos, que ocorre no dia 1º de Novembro. No século seguinte aparece no calendário litúrgico da Igreja.

Desde o século 4 existe a Memória dos Mortos na celebração da missa, e desde o século 5 a Igreja tem um dia por ano para rezar por todos os que já deixaram a vida, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava, como propôs o abade beneditino Santo Odilon, no século 10.

Fonte: Jornal Correio do Estado/ Site da Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro

SIGA-NOS NO Google News