Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

02/11/2011 12:54

Dia de Finados: data para rezar por aqueles que se foram

Em dois de novembro de 998, o abade do mosteiro beneditino de Cluny (França), Santo Odilon, celebrou a data pela primeira vez. Ele pediu aos monges para que rezassem por todos os mortos, conhecidos ou desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos.

A história conta que a origem desse dia está na antiguidade pagã, porque muitos povos europeus honravam seus mortos com uma festa anual.

Os gregos de Atenas e os romanos celebravam os mortos em fevereiro, por isso, desde o século I os cristãos fazem orações pelos defuntos, indo aos túmulos dos mártires nas catacumbas para pedir pelos que morreram sem martírio.

A tradição se universalizou no século 13. Dois séculos antes os Papas Silvestre II (1003), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) decretaram a celebração dos mortos um dia por ano em todas as comunidades católicas do mundo.

No século 12 a comemoração foi feita nos moldes da Festa de Todos os Santos, que ocorre no dia 1º de Novembro. No século seguinte aparece no calendário litúrgico da Igreja.

Desde o século 4 existe a Memória dos Mortos na celebração da missa, e desde o século 5 a Igreja tem um dia por ano para rezar por todos os que já deixaram a vida, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava, como propôs o abade beneditino Santo Odilon, no século 10.

Fonte: Jornal Correio do Estado/ Site da Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)