Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

Últimas Notícias

24/08/2019 06:20

Dia de Campo mostra potencialidade de seis variedades de batata doce

Governo de MT
Dia de Campo mostra potencialidade de seis variedades de batata doce

Com objetivo de mostrar os aspectos agronômicos, nutricionais e econômicos de seis diferentes materiais genéticos de batata doce, foi realizado o Dia de Campo sobre a cultura, no Viveiro Municipal, na cidade de Guarantã do Norte (715 km ao Norte de Cuiabá). A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) implantou experimentos para avaliação das cultivares que foram conduzidas por cinco estudantes do curso de Tecnologia do Agronegócio de uma faculdade local. O evento contou com a participação de 88 pessoas, entre estudantes, professores, técnicos e outros.

A engenheira agrônoma da Empaer, Ana Paula Ferreira de Almeida, fala que a Secretaria de Agricultura do município (Sedec), cedeu a área para o plantio irrigado de batata doce. Ela explica que os alunos realizaram a colheita após o plantio de 120 dias. A produtividade do cultivo de batata doce foi de 15,8 toneladas por hectares.

Conforme Ana Paula, as cultivares apresentadas foram separadas pelas seguintes características: casca e polpa alaranjada (Biofortificada), casca rosada e polpa creme, casca branca e polpa branca (folha larga), casca roxa e polpa roxa, casca branca e polpa amarela (crescimento em touceira) e casca branca e polpa creme (folha estreita). Esses materiais genéticos são oriundos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Durante o Dia de Campo os extensionistas da Empaer, Antônio Paulo Gedoz e Amâncio Antunes Marques, proferiram palestra sobre o tipo de clima, solo para cultivo da cultura, pós-colheita, comercialização, padrão e tamanho do produto para os mercados e outros. A professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Carolina Alves abordou a parte nutricional da batata, enfocando o uso na indústria para produção de bolos, sorvetes, doces e etc. No final do evento os participantes degustaram os seis tipos diferentes de batata doce. “A mais saborosa, segundo os participantes, foi a batata biofortificada que tem a casca e polpa alaranjada”, salienta Ferreira.

O trabalho de pesquisa que foi executado no viveiro será utilizado também pelos estudantes do curso de Tecnologia do Agronegócio para conclusão do curso. A pesquisa foi conduzida pelos técnicos da Empaer em parceira com IFMT, Sedec e faculdade local. “Também mostramos para os estudantes, que em sua maioria são filhos de produtores rurais, o trabalho da Assistência Técnica e Extensão Rural”, enfatiza.

Dia de Campo mostra potencialidade de seis variedades de batata doce
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Setembro de 2019
Quinta, 19 de Setembro de 2019
10:00
Receita do Dia
Quarta, 18 de Setembro de 2019
12:42
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)