Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia das mulheres deveria ser todo dia!

• por Dr. Carlos Eduardo Prado Costa - 06 de março de 2014 - 14:32

Minha esposa é a fonte de inspiração para meu trabalho. É nela que encontro força para vencer muitas dificuldades, para acordar e vencer o desânimo e enfrentar o dia-a-dia. À noite, quando chego em casa após um dia cansativo de trabalho, tenho o seu abraço e o seu sorriso além de um “que bom que você está em casa! Como foi teu dia?”. A minha esposa também é uma mãe dedicada, uma enfermeira competente, com carreira internacional. Sou orgulhoso e apaixonado por ela.

Como médico, parabenizo a grande maioria das mulheres pelos cuidados que dispensam a sua saúde. Cuidados que fazem com que elas vivam sete anos e meio a mais que nós homens. As mulheres ainda são as que mais frequentam consultórios e ambulatórios. É em datas como essas que devemos chamar a atenção das mulheres, para que não venham relaxar com a sua saúde em nenhum momento. Que continuem a realizar seu exame preventivos de câncer de colo de útero e de mama. Felizmente as mulheres tem mais liberdade, inclusive de conhecer mais parceiros e ter uma vida sexual mais ativa, porém, não devem deixar de tomar os cuidados com a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

É imprescindível, que se faça valer o seu direito e exigir de seu parceiro o uso de preservativo. Das mulheres que iniciam a sua vida sexual 50% já estão contaminadas com o HPV. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco mulheres no Brasil está infectada com o vírus do HPV. São ao todo mais de 137 mil casos novos por ano no país e 90% dos casos de câncer de colo útero estão relacionados a este vírus. As mulheres têm iniciado mais precocemente a sua vida sexual, e aliado ao aumento do consumo de cigarro entre as elas, fez aumentar a incidência de câncer de colo aliado à presença do HPV.
É importante antes de realizar o uso de anticoncepcional ou fazer reposição hormonal, no caso das mulheres em climatério, consultar seu medico para ser bem discutida a melhor indicação. Não se apresse em nada, sempre busque três opiniões antes de realizar qualquer tratamento hormonal, seja para regulação do estrógeno ou o uso de testosterona. Cirurgias plásticas e procedimentos como lipoaspiração tem que ter muita cautela, as mulheres são vaidosas, e isso é bom! Uma gordurinha localizada, uma celulite, ate um culote tem o seu charme, e na maioria das vezes a retirada dessa pequena “imperfeição” aos olhos da mulher, é que vai causar problemas na mesa cirúrgica e no pós-operatório.

Homens, muitos dos problemas de saúde das mulheres são de nossa responsabilidade. A mulher apaixonada se permite manter relações com seu parceiro sem proteção pela insistência e até mesmo chantagem. É nossa responsabilidade como companheiro, que venhamos usar o preservativo, para evitar o contágio da AIDS, do HPV e das hepatites B e C.
Em hipótese alguma a mulher deve aceitar a violência. Se acontecer alguma violência – física ou moral, denuncie o seu parceiro. É ainda comum, na rotina de ambulatórios e emergências, a mulher querer esconder uma agressão, ou não denunciar. Você é responsável para diminuir a estatística relacionada à violência domestica.
O que seria da humanidade sem o perfume, a beleza e o charme de uma mulher! Magras, gordas, jovens, balzaquianas, em qualquer idade. Todas são especiais. O que seriam de nós homens sem as mulheres? A saúde do homem também está relacionada em zelar pela alegria e auto-estima de sua parceira. Não se tem libido, desejo, "excitação" numa relação com “trogloditas”, e não se divide o amor de uma mulher com cerveja, amigos, futebol e qualquer outra coisa.

Homens: cultivem o amor e mantenham o “combustível” da paixão. A libido acaba quando não se tem mais novidade, motivação, fantasias e respeito mutuo. É também principio da saúde do homem, respeitar e amar a sua companheira. O Dia das Mulheres, deveria ser comemorado todos os dias. Mas como temos uma data, desejo de coração um Feliz Dia das Mulheres, para você.

• Dr Carlos Eduardo Prado Costa (CRM/SC 7222) - médico membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual e membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. É palestrante e realiza mensalmente conferências em todo o Brasil, especialmente sobre a Saúde do Homem. É autor do Programa Ictus Homem. Dúvidas ou mais informações: (48) 3024-8002 e [email protected]

SIGA-NOS NO Google News