Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/11/2004 09:37

Dia da Consciência Negra passa a ser feriado em SP

Marli Moreira/ABr

São Paulo - Hoje, data em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, será feriado em São Paulo, a exemplo do que ocorre desde 2002 no Estado do Rio de Janeiro e na cidade de Campinas, no interior paulista. A inclusão da data no calendário oficial da capital paulista decorre da lei 13.707, publicada no Diário Oficial do Município em 7 de janeiro de 2004 e originada de um projeto de lei de autoria dos vereadores Ítalo Cardoso e Claudete Alves, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT).

O Dia da Consciência Negra foi instituído no país em homenagem a Zumbi, líder do quilombo dos Palmares – comunidade de escravos fugidos localizada na Serra da Barriga, em Alagoas. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1665, numa emboscada, e a data marca a luta das comunidades negras contra o preconceito racial e todo tipo de discriminação que ainda sofrem os afrodescendentes.

Segundo Edmar Silva, da Coordenadoria Especial de Assuntos da População Negra da Prefeitura, a capital paulista concentra a maior população negra do país em uma única cidade: 3,2 milhões de pessoas. No Rio de Janeiro são 2,4 milhões e em Salvador, 1,8 milhão.

A programação prevê para as 11h a inauguração de uma exposição com 650 obras do curador Emanoel Araújo, um dos mais celebrados artistas negros brasileiros, no Museu Afro-Brasil do Parque Ibirapuera. Às 14h haverá um culto ecumênico na Catedral da Sé e às 16h, concentração no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), de onde os manifestantes sairão em marcha pela Avenida Paulista.

De acordo com Edmar Silva, entre as ações municipais de combate aos problemas étnicos está a preparação de profissionais na área de saúde pública para a realização do "teste do pezinho" em maior número. O teste é feito em recém-nascidos para detectar a necessidade de tratamento para doenças como a anemia falciforme, que ocorre predominantemente entre os negros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)