Cassilândia, Quarta-feira, 01 de Março de 2017

Últimas Notícias

20/11/2015 13:40

Dia da Consciência Negra

TRT 5ª Região
Dia da Consciência Negra

Para marcar a passagem do ''Dia da Consciência Negra'', celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia utilizará sua página no Facebook para conscientizar a população sobre o uso de expressões aparentemente inofensivas, mas de cunho discriminatório e racista. Durante toda esta sexta-feira (20/11), os usuários que acompanham a página visualizarão postagens com as frases e uma breve explicação de seu real significado. Para acompanhar, basta curtir a página do TRT5-BA no Facebook: www.facebook.com/trt5bahia.

Sob o alerta ''Cuidado com o que fala!'', a campanha foi inspirada no texto ''Tire o racismo do seu vocabulário'', de autoria da militante feminista Stephanie Ribeiro e publicado inicialmente no site Mode.Fica. Entre as expressões abordadas pela autora, que que alerta contra o racismo subjetivo, estão ''a coisa está preta'', ''denegrir'' e ''inveja branca'', entre outras, comumente utilizadas não apenas em ambiente de trabalho, mas em diversas situações.

''Somos educados para o inverso: o racismo é imposto e naturalizado e, mesmo de forma não intencional em alguns casos, muitos acabam reproduzindo o discurso opressivo para com negros'', avalia.

20 DE NOVEMBRO - Trata-se da data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. A celebração tem como base legal a Lei Federal 12.519, sancionada em 10 de novembro de 2011, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em atendimento à demanda histórica do movimento negro no Brasil, que elegeu a figura como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no país. A Bahia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o segundo estado brasileiro com o maior número de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas (76,3%), só perdendo para o Pará (76,7%).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 01 de Março de 2017
Terça, 28 de Fevereiro de 2017
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)