Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/11/2015 13:40

Dia da Consciência Negra

TRT 5ª Região
Dia da Consciência Negra

Para marcar a passagem do ''Dia da Consciência Negra'', celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia utilizará sua página no Facebook para conscientizar a população sobre o uso de expressões aparentemente inofensivas, mas de cunho discriminatório e racista. Durante toda esta sexta-feira (20/11), os usuários que acompanham a página visualizarão postagens com as frases e uma breve explicação de seu real significado. Para acompanhar, basta curtir a página do TRT5-BA no Facebook: www.facebook.com/trt5bahia.

Sob o alerta ''Cuidado com o que fala!'', a campanha foi inspirada no texto ''Tire o racismo do seu vocabulário'', de autoria da militante feminista Stephanie Ribeiro e publicado inicialmente no site Mode.Fica. Entre as expressões abordadas pela autora, que que alerta contra o racismo subjetivo, estão ''a coisa está preta'', ''denegrir'' e ''inveja branca'', entre outras, comumente utilizadas não apenas em ambiente de trabalho, mas em diversas situações.

''Somos educados para o inverso: o racismo é imposto e naturalizado e, mesmo de forma não intencional em alguns casos, muitos acabam reproduzindo o discurso opressivo para com negros'', avalia.

20 DE NOVEMBRO - Trata-se da data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. A celebração tem como base legal a Lei Federal 12.519, sancionada em 10 de novembro de 2011, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em atendimento à demanda histórica do movimento negro no Brasil, que elegeu a figura como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no país. A Bahia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o segundo estado brasileiro com o maior número de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas (76,3%), só perdendo para o Pará (76,7%).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)