Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/05/2012 09:16

Dia D: Vacinação contra a gripe começa neste sábado

Notícias MS/ Karina Lima

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) realiza hoje (5) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As doses da vacina contra o vírus Influenza H1N1 estarão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado durante o período da campanha, dos dias 5 a 25 de maio. Para o Dia D, a SES terá como reforço os pontos adicionais de vacinação, localizados nos supermercados de grande porte (hipermercados) da rede Comper, Wal-Mart e também no Shopping Campo Grande.

Ontem, uma unidade de vacinação esteve na Praça Esportiva Belmar Fidalgo, em Campo Grande, para atender o público alvo.

A campanha de vacinação de 2012 tem como público alvo a população idosa de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde que atuam em unidades que fazem atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes e populações indígenas. Este ano, a campanha conta pela primeira vez com inclusão da população prisional como público alvo. Em Mato Grosso do Sul a estimativa é de que aproximadamente 11 mil pessoas nas unidades prisionais sejam vacinadas. A iniciativa é resultado do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, executado em parceria entre os ministérios da Justiça e da Saúde.

De acordo com a SES, a população prisional começa a fazer parte do público alvo devido ao seu grau de vulnerabilidade. Com a vacinação, há o bloqueio de transmissão do vírus da gripe para outros presos e, consequentemente, para os visitantes das unidades.

Para Mato Grosso do Sul foram disponibilizadas 469.700 doses da vacina. A meta é que sejam imunizadas aproximadamente 426.995 pessoas, tendo como meta mínima 80% do público alvo. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Gomes Lewandowski, é importante que a população vá até os postos durante a campanha para que não ocorram imprevistos após o período de imunização. “A participação da população é importante para o sucesso da campanha, em especial o público alvo. As crianças que receberam as duas doses da vacina contra a gripe no ano passado receberão apenas uma dose este ano, já que não houve variação do vírus. Por isso é importante que os pais fiquem atentos ao cartão de vacinação de seus filhos. As vacinas já estão disponibilizadas à população nos postos, mas o Dia D da campanha será neste sábado, onde também contaremos com equipes de vacinação atuando em postos montados nos grandes supermercados”, disse a diretora.

A vacina não é recomendável para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo, utilizada na sua fabricação, ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é necessária a busca por avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.
Jefferson Gonçalves

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)