Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia D: Vacinação contra a gripe começa neste sábado

Notícias MS/ Karina Lima - 05 de maio de 2012 - 09:16

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) realiza hoje (5) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As doses da vacina contra o vírus Influenza H1N1 estarão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado durante o período da campanha, dos dias 5 a 25 de maio. Para o Dia D, a SES terá como reforço os pontos adicionais de vacinação, localizados nos supermercados de grande porte (hipermercados) da rede Comper, Wal-Mart e também no Shopping Campo Grande.

Ontem, uma unidade de vacinação esteve na Praça Esportiva Belmar Fidalgo, em Campo Grande, para atender o público alvo.

A campanha de vacinação de 2012 tem como público alvo a população idosa de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde que atuam em unidades que fazem atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes e populações indígenas. Este ano, a campanha conta pela primeira vez com inclusão da população prisional como público alvo. Em Mato Grosso do Sul a estimativa é de que aproximadamente 11 mil pessoas nas unidades prisionais sejam vacinadas. A iniciativa é resultado do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, executado em parceria entre os ministérios da Justiça e da Saúde.

De acordo com a SES, a população prisional começa a fazer parte do público alvo devido ao seu grau de vulnerabilidade. Com a vacinação, há o bloqueio de transmissão do vírus da gripe para outros presos e, consequentemente, para os visitantes das unidades.

Para Mato Grosso do Sul foram disponibilizadas 469.700 doses da vacina. A meta é que sejam imunizadas aproximadamente 426.995 pessoas, tendo como meta mínima 80% do público alvo. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Gomes Lewandowski, é importante que a população vá até os postos durante a campanha para que não ocorram imprevistos após o período de imunização. “A participação da população é importante para o sucesso da campanha, em especial o público alvo. As crianças que receberam as duas doses da vacina contra a gripe no ano passado receberão apenas uma dose este ano, já que não houve variação do vírus. Por isso é importante que os pais fiquem atentos ao cartão de vacinação de seus filhos. As vacinas já estão disponibilizadas à população nos postos, mas o Dia D da campanha será neste sábado, onde também contaremos com equipes de vacinação atuando em postos montados nos grandes supermercados”, disse a diretora.

A vacina não é recomendável para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo, utilizada na sua fabricação, ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é necessária a busca por avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.
Jefferson Gonçalves

SIGA-NOS NO Google News