Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia 25 é do Dia do Carteiro

Correios - 25 de janeiro de 2009 - 07:28

Hoje, os Correios comemoram o Dia do Carteiro. A data escolhida para homenagear esse profissional marca a criação, em 25 de janeiro de 1663, do Correio-Mor no Brasil. Para prestar reconhecimento ao seu empregado-símbolo, a ECT realiza durante a semana uma série de eventos em todo o Brasil.

Além de ser a principal categoria profissional dos Correios, o carteiro é a face mais visível da empresa junto à população, sendo recebido com cordialidade e carinho em cada residência que visita. Boa parte da credibilidade alcançada pela ECT junto à população, deve-se à confiança que os brasileiros depositam nos carteiros.

Para distribuir diariamente 40 milhões de objetos entre cartas e encomendas, os Correios contam hoje com 56.719 carteiros, o que representa metade do seu efetivo de 112 mil empregados. Desse total, 5.692 são mulheres e 51.027, homens. Juntos, eles percorrem por dia cerca de 397 mil quilômetros — o equivalente a quase 10 voltas completas na Terra.

Para que os carteiros possam desempenhar sua atividade com segurança e qualidade, os Correios possuem equipes destinadas a pesquisar constantemente melhorias das condições de trabalho. Como resultado, hoje a ECT fornece aos carteiros treinamento e equipamentos como uniformes, sacolas, sapatos especiais, boné, óculos de sol e protetor solar.

Este ano os Correios vão investir cerca de R$ 1,3 milhão na substituição da atual bolsa do carteiro por um modelo mais leve, produzido com material e costura impermeáveis, o que protege a correspondência em dias de chuva. As alças cruzam o tórax (para melhor distribuição do peso) e têm almofadas nos pontos de contato com o corpo, reduzindo o desconforto no ombro. A distribuição do peso também é equilibrada: um cinto incorporado à bolsa transfere parte da carga para os quadris, aliviando a carga na coluna vertebral e proporcionando melhor equilíbrio ao caminhar.

Os Correios também fazem, todo ano, um trabalho de conscientização da população sobre a necessidade da correta instalação das caixas de correios, fora do alcance de cães, para garantir a integridade dos carteiros e dos objetos postais.

Curiosidades

Além de ser um personagem presente no cotidiano de cada cidadão brasileiro, o carteiro também faz parte da história do País. O mensageiro Paulo Bregaro, considerado o primeiro carteiro do Brasil, entregou a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao recebê-la, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou no ato a Independência do Brasil, associando assim os Correios a um dos mais importantes momentos brasileiros.

As palavras do Conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva ao recomendar pressa na entrega dessa correspondência ainda hoje sintetizam o trabalho responsável do carteiro: “Arrebente e estafe quantos cavalos necessários, mas entregue a carta com toda a urgência”. Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono dos Correios.

SIGA-NOS NO Google News