Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/09/2012 19:01

Dia 21 de Setembro - Dia Mundial do Alzheimer

Assessoria de comunicação da Unimed

Tudo começa com pequenos esquecimentos que, progressivamente, vão agravando ao ponto de provocar confusão e desordem comportamental. Aos poucos, a pessoa vai perdendo a autoconsciência, não somente tornando-se incapaz de reconhecer os seus familiares, como o seu próprio rosto. As tarefas do dia-a-dia, como alimentar-se ou vestir-se, deixam de ser executadas, até que torna-se inteiramente dependente de terceiros.

O quadro descrito acima é a realidade de mais de 35 milhões de pessoas no mundo todo que sofrem do Mal de Alzheimer, doença degenerativa causada pela morte progressiva e irreversível das células do cérebro e que não tem cura.

Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia 21 de Setembro - Dia Mundial do Alzheimer - tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a doença, que segundo estimativas da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) afeta cerca de 1,2 milhão de brasileiros.

Embora possa existir uma predisposição genética para a Doença de Alzheimer, há maneiras de prevenir e retardar o surgimento dos sintomas. Segundo pesquisas, 51% dos casos da doença estão ligados à fatores como sedentarismo, depressão, tabagismo, diabetes, hipertensão e obesidade.

A equipe multidisciplinar do Serviço de Medicina Preventiva (Sempre) da Unimed Campo Grande preparou uma lista de orientações que vão te dar mais qualidade de vida e auxiliar significativamente na prevenção à doença.

1.ALIMENTAÇÃO
Uma alimentação com altos níveis de açúcar e gordura são fatores que normalmente estão na raiz do problema, pois aumentam gradualmente o risco do desenvolvimento de Alzheimer. Tenha uma alimentação rica em frutas, legumes e vegetais de folha verde. Insira na sua alimentação óleos vegetais ricos em Ômega 3 (sementes de cânhamo e linhaça) e antioxidantes (morango, chocolate, chá verde).

2.EXERCITE O CORPO
Quem não pratica exercício físico tem quatro vezes mais chance de desenvolver Alzheimer. Não precisa ser exercícios de grande impacto: caminhada ou hidroginástica já são suficientes.

3.EXERCITE A CABEÇA
Desafie a sua mente todos os dias. As pesquisas sugerem que a estimulação mental é a melhor forma de combater a senilidade precoce e o Alzheimer. Aprenda um novo idioma e a tocar um instrumento. Jogue xadrez, cartas, damas, quebra cabeça, faça palavras cruzadas. Se for destro, efetue algumas pequenas atividades do dia a dia com a mão esquerda (o mesmo se aplica aos canhotos, mas para a mão direita): escovar os dentes, abrir a porta do carro, destrancar a porta de casa.

Com essas dicas, fica mais fácil se proteger dessa doença que atinge tantos idosos pelo mundo. Fique atendo aos sintomas, e em caso de dúvidas, procure um médico especializado no assunto para tirar ter mais conhecimento sobre o assunto.

Evento
Com o objetivo de levar ao público esclarecimento sobre a doença e sobre a importância do diagnóstico precoce, a ABRAz/MS - Associação Brasileira de Alzheimer Regional Mato Grosso do Sul realiza na próxima sexta-feira (21) uma mesa redonda com profissionais de neurologia, psiquiatria, geriatria, fisioterapia, jurídico, enfermagem e terapia ocupacional.

O evento é aberto ao público e acontece das 19h30 às 22h no Auditório da Unimed, localizado a Rua da Paz 882, entre a Rua Goiás e a Rua Espírito Santo.

Para outras informações, procure a ABRAz/MS através do telefone 3029-2218 ou e-mail abrazms@gmail.com.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)