Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia 21 de Setembro - Dia Mundial do Alzheimer

Assessoria de comunicação da Unimed - 21 de setembro de 2012 - 19:01

Tudo começa com pequenos esquecimentos que, progressivamente, vão agravando ao ponto de provocar confusão e desordem comportamental. Aos poucos, a pessoa vai perdendo a autoconsciência, não somente tornando-se incapaz de reconhecer os seus familiares, como o seu próprio rosto. As tarefas do dia-a-dia, como alimentar-se ou vestir-se, deixam de ser executadas, até que torna-se inteiramente dependente de terceiros.

O quadro descrito acima é a realidade de mais de 35 milhões de pessoas no mundo todo que sofrem do Mal de Alzheimer, doença degenerativa causada pela morte progressiva e irreversível das células do cérebro e que não tem cura.

Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia 21 de Setembro - Dia Mundial do Alzheimer - tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a doença, que segundo estimativas da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) afeta cerca de 1,2 milhão de brasileiros.

Embora possa existir uma predisposição genética para a Doença de Alzheimer, há maneiras de prevenir e retardar o surgimento dos sintomas. Segundo pesquisas, 51% dos casos da doença estão ligados à fatores como sedentarismo, depressão, tabagismo, diabetes, hipertensão e obesidade.

A equipe multidisciplinar do Serviço de Medicina Preventiva (Sempre) da Unimed Campo Grande preparou uma lista de orientações que vão te dar mais qualidade de vida e auxiliar significativamente na prevenção à doença.

1.ALIMENTAÇÃO
Uma alimentação com altos níveis de açúcar e gordura são fatores que normalmente estão na raiz do problema, pois aumentam gradualmente o risco do desenvolvimento de Alzheimer. Tenha uma alimentação rica em frutas, legumes e vegetais de folha verde. Insira na sua alimentação óleos vegetais ricos em Ômega 3 (sementes de cânhamo e linhaça) e antioxidantes (morango, chocolate, chá verde).

2.EXERCITE O CORPO
Quem não pratica exercício físico tem quatro vezes mais chance de desenvolver Alzheimer. Não precisa ser exercícios de grande impacto: caminhada ou hidroginástica já são suficientes.

3.EXERCITE A CABEÇA
Desafie a sua mente todos os dias. As pesquisas sugerem que a estimulação mental é a melhor forma de combater a senilidade precoce e o Alzheimer. Aprenda um novo idioma e a tocar um instrumento. Jogue xadrez, cartas, damas, quebra cabeça, faça palavras cruzadas. Se for destro, efetue algumas pequenas atividades do dia a dia com a mão esquerda (o mesmo se aplica aos canhotos, mas para a mão direita): escovar os dentes, abrir a porta do carro, destrancar a porta de casa.

Com essas dicas, fica mais fácil se proteger dessa doença que atinge tantos idosos pelo mundo. Fique atendo aos sintomas, e em caso de dúvidas, procure um médico especializado no assunto para tirar ter mais conhecimento sobre o assunto.

Evento
Com o objetivo de levar ao público esclarecimento sobre a doença e sobre a importância do diagnóstico precoce, a ABRAz/MS - Associação Brasileira de Alzheimer Regional Mato Grosso do Sul realiza na próxima sexta-feira (21) uma mesa redonda com profissionais de neurologia, psiquiatria, geriatria, fisioterapia, jurídico, enfermagem e terapia ocupacional.

O evento é aberto ao público e acontece das 19h30 às 22h no Auditório da Unimed, localizado a Rua da Paz 882, entre a Rua Goiás e a Rua Espírito Santo.

Para outras informações, procure a ABRAz/MS através do telefone 3029-2218 ou e-mail [email protected].

SIGA-NOS NO Google News