Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

DF tem vacina contra febre amarela para toda a população

07 de janeiro de 2008 - 15:09

A população do Distrito Federal (DF) não precisa ter pressa para se vacinar contra a febre amarela, já que não existe problema com surto da doença na região e o estoque de vacinas é suficiente para toda a população. A garantia é do subsecretário de Vigilância à Saúde, Joaquim Carlos Barros Neto.

“Quem tem que se preocupar com essa situação é o estado de Goiás. O Distrito Federal está muito bem, tem uma cobertura vacinal excelente. Aqui nós não temos problema”, disse o subsecretário em entrevista à Agência Brasil.

Barros Neto informou que a Secretaria de Saúde oferece o serviço de vacinação durante todo o ano. No caso da imunização contra a febre amarela, os postos de saúde do DF estão atendendo de segunda a sexta-feira e a taxa de cobertura é superior a 93% da população.

“Nós temos estoques em reserva o suficiente para vacinar toda a população do Distrito Federal, se fosse o caso. Não há falta de vacina nos nossos postos de saúde nem na central de abastecimento.”

Segundo o subsecretário, o objetivo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal era vacinar apenas 10% da população, que ainda não tinham imunidade contra a doença, o que representa 250 mil pessoas. Desde o dia 29 de dezembro, cerca de 200 mil pessoas já foram vacinadas.

O alerta contra a febre amarela começou depois das mortes de macacos no Distrito Federal e no estado de Goiás. No DF, o Parque Nacional de Brasília (conhecido como Água Mineral), onde foram encontrados os macacos mortos, encontra-se fechado desde 28 de dezembro.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque permanecerá fechado até que o ministério da Saúde se manifeste, uma vez que é de responsabilidade do órgão o Programa Nacional de Controle à Febre Amarela. Ainda não há previsão de quando o parecer ficará pronto.



Agência Brasil

SIGA-NOS NO Google News