Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dez meses após perder cargo e deprimido, ex-prefeito morre na Capital

Antonio Marques, Campo Grande News - 09 de janeiro de 2016 - 17:15

Ex-prefeito morreu na madrugada deste sábado em consequência de estado depressivo Foto: Ruben Teixeira/Jornal da Cidade)
Ex-prefeito morreu na madrugada deste sábado em consequência de estado depressivo Foto: Ruben Teixeira/Jornal da Cidade)

O ex-prefeito de Figueirão, Neilo Cunha morreu na madrugada de hoje, dia 9, no Hospital El Kadri, em Campo Grande, depois de 15 dias de internação para se tratar de tuberculose e hepatite C, consequências de momento político sucedido de uma depressão. Ele tinha 39 anos, foi professor de História da rede estadual e iniciou na vida política como vereador em 2005, logo após a emancipação de Figueirão, em setembro de 2003.

Antes de assumir a prefeitura, Neilo foi vereador por três mandatos e chegou a ser presidente da Câmara Municipal, responsável pela construção do prédio da Casa. Mesmo na função de vereador, ele continuava dando aula na escola estadual da cidade.

Conforme o amigo e ex-assessor, Vagney Fernando, Neilo Cunha era uma pessoa saudável até ser retirado do cargo de prefeito em março de 2015, por decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), que cancelou a eleição suplementar realizada em setembro de 2013, depois que o prefeito Getúlio Barbosa ter sido cassado pelo próprio Tribunal por abuso do poder econômico, em abril do mesmo ano.

Vagney Fernando relatou que a decisão do TRE-MS deixou o amigo transtornado, pois ele tinha renunciado ao cargo de vereador e deixado de ser professor na escola estadual para concorrer à prefeitura na eleição suplementar, vencida com 50,31% dos votos. “Ele ficou desempregado. Perdeu o cargo de vereador, deixou a sala de aula e ficou endividado por ter gasto dinheiro com a eleição.”

Segundo o ex-assessor, que também foi vereador da cidade no primeiro mandato da Câmara junto com Neilo, o ex-prefeito chegou a acionar o TRE-MS pedindo indenização pelos gastos que teve na eleição suplementar.

Vagney disse que, após ser retirado da prefeitura, Neilo Cunha entrou em depressão e ficou doente meses depois por conta da tuberculose e a hepatite C. Segundo o amigo, há cerca de um mês e meio as condições de saúde do ex-prefeito se agravou e há cerca de 15 dias ele foi internado no hospital em Campo Grande. “A população de Figueirão está chocada, por ser uma liderança política nova, que tinha futuro”, ressaltou.

O ex-assessor contou que Neilo Cunha não teria conseguido atendimento pelo SUS e foi preciso fazer uma mobilização na cidade para arrecadar recursos para internação de Neilo Cunha na rede particular. O corpo do ex-prefeito vai ser velado a partir da tarde deste sábado na sede da Câmara de Vereadores e o sepultamento deve acontecer na manhã deste domingo.

Matéria de autoria do Campo Grande News

SIGA-NOS NO Google News