Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dez alimentos que ajudam a prevenir o aumento do colesterol

Portal Educação Física - 18 de janeiro de 2016 - 13:00

O colesterol é uma “substância lipídica normal, que circula no nosso sangue ligado a proteínas”, mas que deve manter os níveis equilibrados. O colesterol possui duas frações: a má (conhecida como colesterol HDL, e que pode levar ao entupimento de artérias) e a boa (o LDL, que funciona como escudo protetor).

No colesterol total, quanto maior for o nível do HDL, pior; quanto maior do LDL, melhor. Contudo, os níveis de colesterol tendem a “subir gradualmente com a idade, dependendo de muitos fatores”, como a genética (que pode dar origem a casos de hipercolesterolémia familiar), as síndromes metabólicas ou até mesmo o estilo de vida: erros alimentares, falta de atividade física, etc., diz o organismo nacional.

Controlar os níveis de colesterol é importante, mas, para tal, é preciso saber alguns números de cabeça. 190mg/dl é o valor a ter em conta para um colesterol normal; 190 a 200mg/dl é um valor que indica um nível de colesterol alto e que implica um controlo a cada dois ou três meses; e mais do que 220mg/dl é um valor que revela um colesterol muito elevado, podendo ser necessários alguns cuidados médicos.

Como diz o INCP, “a principal arma para prevenir o aumento do colesterol é a alimentação”. E são estes, segundo o site About, os melhores alimentos para esse fim.

1. Aveia
2. Nozes
3. Amêndoas
4. Azeite virgem extra (“eliminar o mais possível as gorduras ditas ‘saturadas’, como as gorduras da carne, manteiga, queijo e leite gordos, ovos, miolos e vísceras, as gorduras vegetais tratadas industrialmente [margarinas duras] ou transsaturadas por sucessivas frituras”, aconselha o INCP).
5. Soja e derivados de soja
6. Cereais integrais
7. Abacate
8. Salmão e atum (o consumo de peixe deve ser feito entre três a quatro vezes por semana)
9. Lentilhas
10. Vegetais e frutas (cujo consumo deve ser aumentado, incluindo saladas e sopas de hortaliças).

SIGA-NOS NO Google News