Cassilândia, Domingo, 25 de Junho de 2017

Últimas Notícias

18/01/2016 13:00

Dez alimentos que ajudam a prevenir o aumento do colesterol

Portal Educação Física

 

O colesterol é uma “substância lipídica normal, que circula no nosso sangue ligado a proteínas”, mas que deve manter os níveis equilibrados. O colesterol possui duas frações: a má (conhecida como colesterol HDL, e que pode levar ao entupimento de artérias) e a boa (o LDL, que funciona como escudo protetor).

No colesterol total, quanto maior for o nível do HDL, pior; quanto maior do LDL, melhor. Contudo, os níveis de colesterol tendem a “subir gradualmente com a idade, dependendo de muitos fatores”, como a genética (que pode dar origem a casos de hipercolesterolémia familiar), as síndromes metabólicas ou até mesmo o estilo de vida: erros alimentares, falta de atividade física, etc., diz o organismo nacional.

Controlar os níveis de colesterol é importante, mas, para tal, é preciso saber alguns números de cabeça. 190mg/dl é o valor a ter em conta para um colesterol normal; 190 a 200mg/dl é um valor que indica um nível de colesterol alto e que implica um controlo a cada dois ou três meses; e mais do que 220mg/dl é um valor que revela um colesterol muito elevado, podendo ser necessários alguns cuidados médicos.

Como diz o INCP, “a principal arma para prevenir o aumento do colesterol é a alimentação”. E são estes, segundo o site About, os melhores alimentos para esse fim.

1. Aveia
2. Nozes
3. Amêndoas
4. Azeite virgem extra (“eliminar o mais possível as gorduras ditas ‘saturadas’, como as gorduras da carne, manteiga, queijo e leite gordos, ovos, miolos e vísceras, as gorduras vegetais tratadas industrialmente [margarinas duras] ou transsaturadas por sucessivas frituras”, aconselha o INCP).
5. Soja e derivados de soja
6. Cereais integrais
7. Abacate
8. Salmão e atum (o consumo de peixe deve ser feito entre três a quatro vezes por semana)
9. Lentilhas
10. Vegetais e frutas (cujo consumo deve ser aumentado, incluindo saladas e sopas de hortaliças).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 25 de Junho de 2017
Sábado, 24 de Junho de 2017
23:07
Loteria
Sexta, 23 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)