Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Devo tomar vacina contra a coqueluche na gravidez?

Baby Center - 23 de novembro de 2015 - 09:00

Sim, a gestante deve se vacinar contra a coqueluche. A vacina é oferecida gratuitamente para mulheres grávidas na rede pública de saúde, combinada na tríplice acelular dTpa, que protege também contra tétano e difteria.

Uma vez imunizada, a mãe transfere anticorpos para o bebê pela placenta e ajuda a proteger o recém-nascido nas primeiras semanas de vida, quando ele ainda não iniciou a imunização contra a doença (bebês tomam vacina contra coqueluche só com dois meses de idade).

Não existe nenhum risco em tomar a vacina da coqueluche durante a gravidez, já que ela é feita de toxina inativa e não da própria bactéria causadora da doença.

A indicação é tomar a vacina preferencialmente entre a 27ª e a 36ª semana de gestação, período em que ocorre maior transferência de anticorpos da mãe para o feto. Mas a dose também pode ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. Se tomada depois disso, a vacina oferece proteção progressivamente menor para o bebê.

Dependendo do seu histórico de vacinação, talvez você precise tomar também mais doses contra o tétano. Veja aqui qual é a recomendação de vacinas antitetânicas para grávidas.

Facilmente transmissível através do contato próximo, da tosse e de espirros, a coqueluche pode ser fatal se não for tratada, especialmente em bebês novinhos. A contaminação de crianças geralmente é causada por adultos que já perderam a imunidade da vacina.

Por essa razão, é aconselhável que outras pessoas que terão contato direto com o bebê, como pai, avós, irmãos e babás, também procurem tomar um reforço contra a coqueluche.

Todos os profissionais de saúde que terão contato com seu bebê também são imunizados.

Não esqueça que, mesmo que você tome a vacina contra a coqueluche na gestação, o seu bebê ainda terá que ser vacinado contra a doença aos 2 meses de idade, depois aos 4 meses e aos 6 meses, com reforços aos 15 meses e aos 4 anos.

Se você está grávida e não recebeu recomendação para se vacinar, converse com seu obstetra. E se você já se vacinou contra a coqueluche numa gravidez anterior, saiba que é preciso renovar a imunização, porque a proteção principal não é para você, e sim para o bebê que está na sua barriga.

SIGA-NOS NO Google News