Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/11/2015 09:00

Devo tomar vacina contra a coqueluche na gravidez?

Baby Center

Sim, a gestante deve se vacinar contra a coqueluche. A vacina é oferecida gratuitamente para mulheres grávidas na rede pública de saúde, combinada na tríplice acelular dTpa, que protege também contra tétano e difteria.

Uma vez imunizada, a mãe transfere anticorpos para o bebê pela placenta e ajuda a proteger o recém-nascido nas primeiras semanas de vida, quando ele ainda não iniciou a imunização contra a doença (bebês tomam vacina contra coqueluche só com dois meses de idade).

Não existe nenhum risco em tomar a vacina da coqueluche durante a gravidez, já que ela é feita de toxina inativa e não da própria bactéria causadora da doença.

A indicação é tomar a vacina preferencialmente entre a 27ª e a 36ª semana de gestação, período em que ocorre maior transferência de anticorpos da mãe para o feto. Mas a dose também pode ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. Se tomada depois disso, a vacina oferece proteção progressivamente menor para o bebê.

Dependendo do seu histórico de vacinação, talvez você precise tomar também mais doses contra o tétano. Veja aqui qual é a recomendação de vacinas antitetânicas para grávidas.

Facilmente transmissível através do contato próximo, da tosse e de espirros, a coqueluche pode ser fatal se não for tratada, especialmente em bebês novinhos. A contaminação de crianças geralmente é causada por adultos que já perderam a imunidade da vacina.

Por essa razão, é aconselhável que outras pessoas que terão contato direto com o bebê, como pai, avós, irmãos e babás, também procurem tomar um reforço contra a coqueluche.

Todos os profissionais de saúde que terão contato com seu bebê também são imunizados.

Não esqueça que, mesmo que você tome a vacina contra a coqueluche na gestação, o seu bebê ainda terá que ser vacinado contra a doença aos 2 meses de idade, depois aos 4 meses e aos 6 meses, com reforços aos 15 meses e aos 4 anos.

Se você está grávida e não recebeu recomendação para se vacinar, converse com seu obstetra. E se você já se vacinou contra a coqueluche numa gravidez anterior, saiba que é preciso renovar a imunização, porque a proteção principal não é para você, e sim para o bebê que está na sua barriga.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)