Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/12/2005 14:20

Devedor que quitar dívida pode ser beneficiado

Agência Câmara

O fornecedor que levar um título a protesto poderá passar a ter a responsabilidade de cancelá-lo, no prazo de dez dias, a partir da quitação. É o que determina o Projeto de Lei 6007/05, apresentado pelo deputado Max Rosenmann (PMDB-PR), que acrescenta artigo à Lei 8078/90. O texto prevê também que o cancelamento seja efetuado a pedido do devedor, desde que cumpridas todas as exigências legais, caso não seja solicitado pelo fornecedor no prazo estipulado.

Proteger o consumidor
O deputado explica que o objetivo é proteger o consumidor que quita seu débito após ter sido protestado. "Dele são cobradas todas as taxas de juros, correção monetária, os valores dos emolumentos e serviços de cobrança, razão pela qual àquele que procedeu ao protesto do título, e deu quitação, deve competir a responsabilidade de pedir o cancelamento do protesto", afirma Max Rosenmann.
"Podemos assim coibir fatos deprimentes, ou que possam causar constrangimento ao consumidor, nas divergências entre as informações dos bancos de dados de proteção ao crédito e as certidões positivas expedidas pelos tabelionatos de protesto", acrescenta.

Tramitação
Sujeito à análise conclusiva, o projeto será votado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Luiz Cláudio Pinheiro
Edição - Malena Rehbein

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)