Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deu no Facebook: uma carta

Redação - 25 de agosto de 2013 - 19:33

O padre Antonio Maurilio de Freitas escreveu em seu Facebook:

Acabei de chegar de Campo Grande, MS. Após este encontro elaboramos esta carta ao povo de Deus. Somos 104 delegados para o 13 encontro Intereclesial das CEBs em Crato no Ceará em Janeiro de 2014. Comunidades Eclesiais de Base, um novo jeito de ser Igreja.
Pe.Antônio Maurílio de Freitas. Representante da diocese de Três Lagoas.

CARTA DAS CEBs AO POVO DE DEUS – PREPARAÇÃO PARA O 130 INTERECLESIAL EM CRATO – CE
REGIONAL OESTE 1 – MS

Justiça e Profecia a serviço da Vida
CEBs: Romeiras do Reino no Campo e na cidade

Nós, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), reunidos na casa de Formação São Vicente Pallotti nos dias 23 a 25 de agosto do corrente ano, em um total de 104 pessoas, entre elas delegados (as), suplentes, vindos das dioceses do Regional Oeste 1 – MS – Campo Grande, Dourados, Naviraí, Jardim e Três Lagoas em preparação ao 130 Intereclesial de Base, que será realizado em Juazeiro do Norte, de 07 a 11 de janeiro de 2014 na Diocese de Crato – CE.
Tivemos como assessor o professor Sérgio Coutinho (CNBB), que desenvolveu o tema a “A Espiritualidade do Romeiro e da Romeira”. Despertou em nós o verdadeiro sentido de romaria, mostrando que a experiência de Deus se faz quando nos colocamos a caminho. Reavivou em nós as características das CEBs com os “5 Cs”:
1. CÍRCULO BÍBLICO - Testemunho a partir da Escuta, Meditação e Contemplação da Palavra de Deus;
2. CATEQUESE : Anúncio;
3. CELEBRAÇÃO SEMANAL – Celebrar - Eucarística / só da Palavra;
4. CONSELHO COMUNITÁRIO PASTORAL: Comunhão
5. COMPROMISSO SÓCIO-TRANSFORMADOR: Serviço
A justiça social é uma das preocupações fundamentais dos profetas de ontem e de hoje. Diante desta temática somos convocados (as) a uma atitude e a uma espiritualidade libertadora e encarnada.
Nossas ações por justiça social no Mato Grosso do Sul se concretiza: na luta pela demarcação das terras tradicionais, quilombolas e indígenas; reforma agrária, agro-ecologia, economia solidária, trabalhos com os acampados e assentados, presença nos conselhos municipais, sem teto, moradores de rua, organização de mulheres na luta por seus direitos, nas ações comunitárias. Entendemos que a profecia continua e queremos que a justiça seja feita neste solo manchado de sangue. Ela deve sair dos templos como reflexão e ação missionária, por isso vamos manter a teimosia e resistência em manter-se no Caminho apesar dos ventos contrários.
Nosso encontro foi marcado por momentos de celebrações e espiritualidade onde recordamos a vida dos nossos irmãos (as) companheiros (as) de CEBs, que tombaram na lutas e movimentos sociais, entre as quais as Missionárias Ir. Adelaide e Ir. Lucinda, nossas lideranças indígenas, quilombolas e campesinos.
Fizemos memória histórica do povo de Deus no Antigo Testamento, na libertação de Israel rumo à “Terra prometida” onde corre leite e mel. No Novo Testamento vimos Jesus que para defender a vida, percorreu o caminho e chegando ao Templo de Jerusalém criticou a estrutura opressora que ali ocorria sem deixar, contudo, de frequentá-lo. Buscou viver a espiritualidade do “caminho”. Nesta trajetória percebemos que tem gente no “Templo” com jeito de “Caminho” e gente no Caminho com jeito de “Templo”.
Tivemos a participação dos indígenas Kaiowá, Guarani e Terenas com seus depoimentos sobre os genocídios, a invasão de suas terras, sendo eles os legítimos donos das terras brasileiras. Unimos aos gritos destes povos que lutam contra os grandes projetos que surgem para destruir suas terras tradicionais. Defendemos com eles o cumprimento dos Art. 231 e 232 da Constituição Federal de 1988, bem como da Convenção 169 da OIT, sem os quais não é possível existir no país o Estado Democrático de Direito. Repudiamos a PEC 215 que fere esses direitos constitucionais e solicitamos que esta seja revogada definitivamente.
Contamos com a presença do bispo referencial junto a CNBB, do Regional Oeste 1, Dom José Moreira Bastos Neto, bispo da diocese de Três Lagoas, com sua presença animadora, alegre e amiga presidiu a celebração Eucarística. Em sua homilia deu testemunho de sua vida vocacional, surgiu com o engajamento na CEBs. Antes de ser padre e bispo, foi alguém que caminhou com o povo de Deus, saiu da base. O Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, D. Dimas Lara Barbosa, enviou Pe. Agenor Martins da Silva como seu representante com a mensagem sobre a setorização.
Saímos daqui fortalecidos (as), comprometidos (as) e animados (as) em romaria rumo ao 130 Intereclesial, convidando nossas comunidades a estarem em sintonia, oração e comunhão com os participantes desta romaria.
Amém, Axé, Awere, Aleluia.

Participantes das CEBs do Regional Oeste 1 - MS.

Campo Grande, 25 de agosto de 2013.

SIGA-NOS NO Google News