Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deu no Facebook: Em política vale tudo, só não vale perder

Dinamérico de Campos Aguiar* - 21 de julho de 2013 - 11:37

Certa ocasião, um velho político, que me privilegiava com sua amizade, me disse que em política vale tudo, só não vale perder. Fiquei com aquela cara de interrogação, pois eu me sentia integrante do quase extinto grupo dos que pensam que tudo deve ser feito de maneira correta, sem prejudicar a ninguém. Ele percebeu, colocou a mão no meu ombro e concluiu: você já viu alguém ter destaque na derrota? segundo lugar é nada, simplesmente você perdeu. Medalha de prata? que honra tem receber a medalha do perdedor; logo todo mundo te esquecerá. Só os vitoriosos sobrevivem.


Achei meio estranho tudo aquilo, mas passei grande parte da minha vida acompanhando os mais diversos episódios da política. E prestando atenção aos conchavos, acertos, coligações, vendo gente que eu acreditava acima do bem e do mal fazendo de tudo para não perder uma eleição. E a frase me voltava à cabeça: em política vale tudo, só não vale perder. Honra, dignidade, promessas acordos? Eleito, tudo se perde na fumaça daquilo que foi a campanha política. O que foi dito, não se escreve, era só para ganhar o seu voto. E o meu.
O mundo de hoje conta com um aliado poderoso, a internet...e aí, as redes sociais, com a possibilidade de se dizer o que quer, mesmo que não seja a verdade, e acabar influenciando um grande número de pessoas. As recentes manifestações (que, infelizmente, acabaram levando a nada) são uma prova do poder das redes sociais. E os marqueteiros da internet, que já se aperceberam da profundidade do alcance da coisa, começam a se movimentar, sem que se identifiquem, mas deixando claro o seu objetivo. As eleições vem aí e a campanha já começou.


Os partidos contrários ao que se encontra no poder, se encarregam de difundir notícias, comentários, críticas, verdades e inverdades, fatos, boatos. O objetivo é um só. Influenciar as redes sociais para que, dali, saiam os compartilhamentos que possam multiplicar o que se plantou. Os inocentes úteis estarão trabalhando para aqueles cuja meta é uma só. Ganhar o poder nas próximas eleições. Na velha história já dita de que, em política vale tudo, só não vale perder. E, se atentarmos para um passado não muito distante, muitos dos que hoje são oposição, já foram situação...e não fizeram muito mais do que os que estão aí.


Já imaginou se o povo buscasse, os bons exemplos e os seguisse? Jetro aconselhou a Moisés, dizendo que ele deveria buscar dentre o seu povo, homens de capacidade, homens verazes, que aborrecessem a avareza e os colocasse por chefes. E Moisés deu ouvidos e fez tudo o que lhe foi aconselhado. Escolheu homens capazes dentre todo o Israel e os fez chefes. E o seu povo foi vitorioso. Nas próximas eleições, não se deixe levar pela conversa dos que apenas querem tomar o poder, oferecendo todas as soluções que nunca deram aos problemas de sempre. Antes de publicar, compartilhar, difundir algo, verifique se é verdade, se vai ajudar a alguém, se você não está sendo apenas usado. E, sobretudo, se você não gosta dos que estão no poder, comece a pensar em pessoas limpas, corretas, sem vícios, que realmente queiram trabalhar pelo povo. Há bastante tempo para que nós os busquemos, pois eles existem.

Dinamérico de Campos Aguiar foi diretor de esportes da Rádio Bandeirantes e gerente de emissoras de rádio em São Paulo. É radialista.

SIGA-NOS NO Google News