Cassilândia, Sexta-feira, 23 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

12/10/2020 13:00

Detran-MT orienta quanto aos cuidados com a segurança das crianças no trânsito

Limitações relacionadas ao desenvolvimento infantil representam um risco em potencial para a incidência de acidentes de trânsito

Governo de MT
- Foto por: Detran-MT- Foto por: Detran-MT

Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), através da Gerência de Ações Educativas, faz algumas orientações quanto aos cuidados e a segurança no trânsito com os pequenos.

É sabido que a segurança no trânsito depende de comportamentos e hábitos prudentes de condutores de veículos e motocicletas, pedestres e ciclistas.

No caso do transporte e locomoção de crianças no trânsito, a atenção e prudência devem ser ainda maiores. Segundo a pedagoga da Gerência de Ações Educativas do Detran-MT, Zoraide Barbosa, as limitações relacionadas ao desenvolvimento infantil representam um risco em potencial para a incidência de acidentes de trânsito, principalmente entre crianças com até 10 anos.

“Devido à sua pequena estatura, a criança até os 10 anos ainda não consegue perceber o perigo e reagir com rapidez e destreza na aproximação de um veículo, pois seu campo visual é estreito, olhando apenas o que está na frente dela. Além disso, ela também fica fora do campo visual do motorista, estando mais vulnerável a acidentes”, falou.

O atropelamento é um tipo de acidente que acontece frequentemente com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e, por isso, merece atenção dos adultos. “Dentro de garagens e estacionamentos, uma vez que nesses ambientes eles podem estar soltos e pela sua baixa estatura não são vistos pelos motoristas”, disse Zoraide.

Outra situação, são as crianças que já iniciaram a vida escolar e, muitas vezes, andam sozinhas ou mais distantes dos responsáveis e não atravessam as ruas com segurança, ficando mais expostas aos perigos do trânsito.

Dentro do veículo, também é essencial o uso de dispositivo de retenção adequado, como o bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação e demais equipamentos de segurança para crianças.

“São dispositivos que reduzem as chances de lesões graves e até a morte, em casos de colisão”, explicou Zoraide.

Ações educativas

A Gerência de Ações Educativas do Detran MT possui diversas ações voltadas para o público infantil como: “No Trânsito Ninguém é Super Herói”; “Trânsito Não é Brincadeira”; “Dona Faixa”; “ Conhecendo o espaço do Detran”.

As palestras temáticas educativas são realizadas com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. “Utilizamos linguagem adequada para a faixa etária, metodologias atrativas, dinâmicas e recursos pedagógicos que, além de ilustrar e prender a atenção do público, ainda torna o momento mais alegre e divertido ao tratar de um tema tão sério como a segurança no trânsito”, finalizou Zoraide Barbosa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 22 de Outubro de 2020
15:02
Saber não ocupa lugar
Quarta, 21 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)