Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Detran-MT orienta quanto aos cuidados com a segurança das crianças no trânsito

Limitações relacionadas ao desenvolvimento infantil representam um risco em potencial para a incidência de acidentes de trânsito

Governo de MT - 12 de outubro de 2020 - 13:00

- Foto por: Detran-MT
- Foto por: Detran-MT

Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), através da Gerência de Ações Educativas, faz algumas orientações quanto aos cuidados e a segurança no trânsito com os pequenos.

É sabido que a segurança no trânsito depende de comportamentos e hábitos prudentes de condutores de veículos e motocicletas, pedestres e ciclistas.

No caso do transporte e locomoção de crianças no trânsito, a atenção e prudência devem ser ainda maiores. Segundo a pedagoga da Gerência de Ações Educativas do Detran-MT, Zoraide Barbosa, as limitações relacionadas ao desenvolvimento infantil representam um risco em potencial para a incidência de acidentes de trânsito, principalmente entre crianças com até 10 anos.

“Devido à sua pequena estatura, a criança até os 10 anos ainda não consegue perceber o perigo e reagir com rapidez e destreza na aproximação de um veículo, pois seu campo visual é estreito, olhando apenas o que está na frente dela. Além disso, ela também fica fora do campo visual do motorista, estando mais vulnerável a acidentes”, falou.

O atropelamento é um tipo de acidente que acontece frequentemente com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e, por isso, merece atenção dos adultos. “Dentro de garagens e estacionamentos, uma vez que nesses ambientes eles podem estar soltos e pela sua baixa estatura não são vistos pelos motoristas”, disse Zoraide.

Outra situação, são as crianças que já iniciaram a vida escolar e, muitas vezes, andam sozinhas ou mais distantes dos responsáveis e não atravessam as ruas com segurança, ficando mais expostas aos perigos do trânsito.

Dentro do veículo, também é essencial o uso de dispositivo de retenção adequado, como o bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação e demais equipamentos de segurança para crianças.

“São dispositivos que reduzem as chances de lesões graves e até a morte, em casos de colisão”, explicou Zoraide.

Ações educativas

A Gerência de Ações Educativas do Detran MT possui diversas ações voltadas para o público infantil como: “No Trânsito Ninguém é Super Herói”; “Trânsito Não é Brincadeira”; “Dona Faixa”; “ Conhecendo o espaço do Detran”.

As palestras temáticas educativas são realizadas com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. “Utilizamos linguagem adequada para a faixa etária, metodologias atrativas, dinâmicas e recursos pedagógicos que, além de ilustrar e prender a atenção do público, ainda torna o momento mais alegre e divertido ao tratar de um tema tão sério como a segurança no trânsito”, finalizou Zoraide Barbosa.

SIGA-NOS NO Google News