Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Detran inicia processo de habilitações pela internet

Humberto Marques/Campo Grande News - 03 de outubro de 2006 - 19:23

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul assumiu para si a responsabilidade dos procedimentos iniciais para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação. A Portaria número 47/06, expedida em setembro, deu ao órgão poderes para “separar” as taxas do Detran/MS dos demais custos das auto-escolas, conforme explicou hoje o diretor-presidente do departamento, Gilberto Tadeu Vicente. Durante sabatina no programa Roda Viva MS, o diretor afirmou que o processo de habilitação, agora, pode ser iniciado através da internet, por meio do site do Detran.

Segundo ele, a partir do cadastramento e do pagamento das taxas, o candidato à habilitação poderá encaminhar os documentos diretamente no Detran, onde efetuará automaticamente a coleta de digitais e da foto usada na documentação. Na mesma hora, o interessado agendará e pagará pelo exame psicológico, para avaliar se tem condições de dirigir. “Caso seja reprovado, ele não terá mais gastos, porque não poderá ser condutor”, informou.

Se aprovado, o candidato dará prosseguimento ao processo, com a realização de exames de habilidade física e mental, e, a seguir, ingressará em um centro de formação para dar início às aulas teóricas, “onde fará o contrato. Se ele não gostar das aulas, poderá rescindir o contrato e procurar outra auto-escola, sem a necessidade de indenizações. Aprovado no exame teórico, ele passará para as aulas práticas, e se não gostar das aulas práticas, poderá também se transferir”, afirmou Vicente.

De acordo com o diretor do Detran/MS, o procedimento busca beneficiar a todos envolvidos no processo de emissão de CNH. “Nossa intenção é proteger a todos, incluindo os centros de formação. Há CFCs excelentes e outros ‘picaretas’”, comentou Vicente, referindo-se ao número de queixas e processos contra auto-escolas, movidos por pessoas que se sentiram prejudicadas no processo de aprendizado. “Não queremos com isso tirar serviço dos centros de formação. Mas é preciso que sejam profissionais”, prosseguiu.

O processo pode ser iniciado através do site do órgão, em http://www.detran.ms.gov.br.

SIGA-NOS NO Google News