Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Detran de Mato Grosso do Sul divulga eventos da Semana Nacional de Trânsito

Karina Lima, noticias ms - 09 de setembro de 2013 - 09:02

Campo Grande (MS) - Em busca de manter a redução de acidentes e a eficácia do acordo da Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) escolheu para a Semana Nacional de Trânsito 2013 o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito - Efeitos, responsabilidades e escolhas”.

Para iniciar os eventos no Estado de Mato Grosso do Sul, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) realiza o Seminário de Abertura Oficial da SNT 2013 no dia 17 de setembro, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, às 7h30. O evento conta com a presença do deputado federal Doutor Hugo Leal, autor da Lei Seca. Também estará presente a coordenadora Geral de qualificação do fator humano no trânsito do Denatran, Maria Cristina Hoffman.

Já no dia 18 de setembro acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, às 8 horas, uma palestra com o professor doutor Mário Sérgio Cortella. Com foco voltado para a educação, Cortella abordará temas como o papel e responsabilidades de pais e educadores, a relação entre responsabilidades e escolhas e o contexto histórico da mistura álcool e direção. Interessados em participar da palestra podem entrar em contato com o Detran-MS pelos telefones 3368-0201 ou 3368-0250.

Ainda no dia 18, o Detran-MS realiza o Encontro de Líderes em Prol da Vida no Trânsito. Será um almoço voltado para representantes das diversas religiões presentes no Estado que explorará o tema “Ide! Suas ações definem a sua colheita”, afim de que os líderes religiosos possam levar conscientização de trânsito para sua comunidade.

Na quarta-feira também será transmitida para mais de 200 polos EaD de todo o Brasil a teleconferência com o professor doutor Mário Sérgio Cortella, que fará uma palestra voltada para jovens. Esse evento acontece em parceria com o Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp.

Para movimentar a população campo-grandense, no dia 22 de setembro será realizada uma gincana de bicicleta para comemorar o Dia Mundial Sem Carro. O Atravecity Campo Grande vai misturar fotografia e ciclismo em uma gincana com premiação e sorteio para os participantes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.detran.ms.gov.br .

Encerrando as atividades da semana, na quarta-feira (25) o Detran-MS faz a entrega do “Prêmio Detran de Jornalismo: Educação de Trânsito”, concurso lançado em 2013 que contou com a participação de 35 jornalistas inscritos em cinco categorias (impresso, rádiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e fotojornalismo). Também será entregue a premiação do vencedor da Campanha Artista de Bar. O evento é voltado para jornalistas e publicitários.

Ações constantes

Além dos eventos realizados de 17 a 25, estará disponível durante todo o mês de setembro no site www.planetaead.com.br a palestra virtual do promotor da 27ª Promotoria da Infância e Adolescência de Campo Grande-MS, Sérgio Harfouche, “O jovem condutor e a responsabilidade de escolha”. A inscrição é gratuita e ao fim da palestra o participante recebe um certificado. A população também vai poder conferir o Se Liga especial SNT 2013. Um programa televisivo de educação para o trânsito, voltado para o público jovem. O Se Liga é transmitido pela Tv Guanandi, Tv Record e pelo canal 14 da NET.

Também com o enfoque da Semana Nacional de Trânsito 2013, o Detran-MS percorrerá 30 municípios do Estado, que participarão de palestras, encontros e campanhas. Dentre as atividades programadas nos municípios estão: Seminário Integrador de Educação e Prevenção de Acidentes de Trânsito, voltado para diretores, coordenadores e professores. Também para esse público haverá o Encontro Pedagógico. Essas palestras educativas serão realizadas nas escolas e universidades.

Nas ruas, os técnicos do Detran-MS farão a conscientização da população. Para alunos do 1° ao 9° ano do interior, o órgão levará até os municípios, a Cidade Móvel de Trânsito - Detranzinho. Com a utilização de minibugs, as crianças serão orientadas por servidores do órgão a fazer a travessia correta nas faixas de pedestre.

As atividades do Detran-MS contam com apoio da Prefeitura Municipal em cada cidade.

Detran-MS

SIGA-NOS NO Google News