Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Detran começa dia 7 a usar novas placas em veículos

Marta Ferreira - Campo Grande News - 27 de dezembro de 2007 - 13:00

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul informou nesta quinta-feira que vai começar a ser aplicada no dia 7 de janeiro a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que padroniza as placas em todo Brasil e exige que as utilizadas em ciclomotores sejam refletivas. Até essa resolução, cada Detran escolhia seu padrão.

O Contran editou a resolução padronizando a fonte, depois de detectar que em muitas placas havia confusão entre as letras, o que dificultava a identificação do automóvel ou ciclomotor. Em Mato Grosso do Sul o maior problema era a dúvida entre as letras “O” e “D”, segundo divulgou o órgão. “Dependendo da distância e da velocidade do veículo era difícil precisar. Às vezes até o fotossensor batia a placa errada. O agente fiscalizador visualmente também tinha dificuldade”, explicou o diretor de registro de veículos do Detran, Nelson Lemes.

A resolução 231 também determina que os ciclomotores passem a, obrigatoriamente, utilizar placas refletivas feitas do mesmo material utilizado nas carrocerias de caminhões. O principal objetivo é melhorar a visualização pelos demais condutores. “É importante por ajudar a garantir a segurança do motociclista. Se por algum acaso ele tiver pane na luz, por exemplo, o reflexo da placa faz com que ele seja visto. Em primeiro lugar está a segurança porque pessoas de bem são facilmente identificadas”, comentou o diretor.

Só veículos novos ou transferidos de outros municípios precisam respeitar as novas determinações. No caso das motocicletas, todas as que forem de aluguel deverão ter as placas substituídas. A partir do dia 7 de janeiro, mototaxistas e motoentregadores podem se dirigir ao Detran para fazer o procedimento.

Para os donos de ciclomotores haverá custo, diferente dos donos de carros. “A troca de fonte nas placas dos automóveis não irá causar alteração no preço. Nas motos, por causa do material, há um aumento de custo que fará com que o preço do emplacamento suba um pouco”, informou Lemes. Os valores não foram especificados.

O Detran afirma que adequações estão sendo feitas e não deve haver transtorno no setor de emplacamento. A mesma empresa que já produzia as placas continua cadastrada para prestar o serviço. A previsão é de que até o fim do mês de janeiro a maioria dos ciclomotores de aluguel esteja com placas de acordo com a determinação.

Foi divulgado ainda que uma reunião entre representantes do Detran, da Companhia Independente de Trânsito e do Sindicato dos Mototaxistas deve definir os prazos para adequação. Após essa data limite, o motociclista que for pego trafegando em desacordo com a resolução será multado, perderá quatro pontos na CNH e terá o veículo apreendido.

SIGA-NOS NO Google News