Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/12/2007 13:00

Detran começa dia 7 a usar novas placas em veículos

Marta Ferreira - Campo Grande News

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul informou nesta quinta-feira que vai começar a ser aplicada no dia 7 de janeiro a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que padroniza as placas em todo Brasil e exige que as utilizadas em ciclomotores sejam refletivas. Até essa resolução, cada Detran escolhia seu padrão.

O Contran editou a resolução padronizando a fonte, depois de detectar que em muitas placas havia confusão entre as letras, o que dificultava a identificação do automóvel ou ciclomotor. Em Mato Grosso do Sul o maior problema era a dúvida entre as letras “O” e “D”, segundo divulgou o órgão. “Dependendo da distância e da velocidade do veículo era difícil precisar. Às vezes até o fotossensor batia a placa errada. O agente fiscalizador visualmente também tinha dificuldade”, explicou o diretor de registro de veículos do Detran, Nelson Lemes.

A resolução 231 também determina que os ciclomotores passem a, obrigatoriamente, utilizar placas refletivas feitas do mesmo material utilizado nas carrocerias de caminhões. O principal objetivo é melhorar a visualização pelos demais condutores. “É importante por ajudar a garantir a segurança do motociclista. Se por algum acaso ele tiver pane na luz, por exemplo, o reflexo da placa faz com que ele seja visto. Em primeiro lugar está a segurança porque pessoas de bem são facilmente identificadas”, comentou o diretor.

Só veículos novos ou transferidos de outros municípios precisam respeitar as novas determinações. No caso das motocicletas, todas as que forem de aluguel deverão ter as placas substituídas. A partir do dia 7 de janeiro, mototaxistas e motoentregadores podem se dirigir ao Detran para fazer o procedimento.

Para os donos de ciclomotores haverá custo, diferente dos donos de carros. “A troca de fonte nas placas dos automóveis não irá causar alteração no preço. Nas motos, por causa do material, há um aumento de custo que fará com que o preço do emplacamento suba um pouco”, informou Lemes. Os valores não foram especificados.

O Detran afirma que adequações estão sendo feitas e não deve haver transtorno no setor de emplacamento. A mesma empresa que já produzia as placas continua cadastrada para prestar o serviço. A previsão é de que até o fim do mês de janeiro a maioria dos ciclomotores de aluguel esteja com placas de acordo com a determinação.

Foi divulgado ainda que uma reunião entre representantes do Detran, da Companhia Independente de Trânsito e do Sindicato dos Mototaxistas deve definir os prazos para adequação. Após essa data limite, o motociclista que for pego trafegando em desacordo com a resolução será multado, perderá quatro pontos na CNH e terá o veículo apreendido.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)