Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Detectado foco de febre aftosa no Estado do Amazonas

Cristiane Rocha/Campo Grande News - 11 de setembro de 2004 - 06:17

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou hoje a ocorrência de um foco de febre aftosa no município de Careiro da Várzea, na região leste do Amazonas, próximo à cidade de Manaus. O diagnóstico, realizado pelo Laboratório de Apoio Animal do MAPA, em Belém (PA), confirmou a presença da doença em quatro bovinos com idade entre 12 e 24 meses. A suspeita foi comunicada pelos proprietários da fazenda, localizada numa ilha do rio Amazonas, no último dia 25 de agosto.
Conforme informações do Ministério da Agricultura, o foco representa baixo risco de difusão para as áreas reconhecidas como livres da doença no país. O rebanho infectado está a 500 km da atual zona livre de aftosa com reconhecimento internacional e a 350 km da área livre do estado do Pará com reconhecimento nacional. Uma comunicação da ocorrência da doença já foi enviada à Organização Mundial de Saúde Animal, ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), aos países vizinhos e aos países e blocos econômicos com os quais o Brasil mantém intercâmbio comercial.
Equipes de especialistas da Delegacia Federal do Ministério da Agricultura no Amazonas, em conjunto com o Serviço Estadual de Sanidade Animal do Amazonas, estão adotando todas as providências necessárias ao esclarecimento do ocorrido, ao controle e erradicação do foco.

SIGA-NOS NO Google News