Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Detectada nova suspeita de febre aftosa no Paraguai

Campo Grande News / Waldemar Gonçalves Jr. - 18 de setembro de 2004 - 15:39

Funcionários da Divisão de Epidemiologia do Senacsa (Serviço Nacional de Saúde Animal) do Paraguai estão fazendo levantamento de mostras de sangue de bovinos que apresentam salivação e lesões nas mucosas e cascos. A principal suspeita é de que os animais estejam com febre aftosa. Segundo informa o jornal ABC Color, o resultado dos exames deve ser divulgado no início da próxima semana.

A publicação paraguaia aponta que pequenos pecuaristas de localidades conhecidas como 25 de Fevereiro, 1º de Março, Santo Antônio e 14 de Maio, as duas últimas da colônia Arapy’ahu, dizem que há 15 dias os animais estão com salivação e as lesões. As propriedades ficam na região de Capiibary, no estado de San Pedro.

Segundo os técnicos paraguaios que foram à região onde estão os rebanhos, os sintomas são similares aos da febre aftosa e rinotraqueite infecciosa bovina. Alguns produtores admitiram que parte do rebanho não está vacinada contra aftosa. Os funcionários da Senacsa estão vacinando gado por onde passam na região.

Esta é a segunda denúncia de suspeita de aftosa no rebanho paraguaio este ano. Autoridades dos dois países se mobilizaram recentemente para traçar alternativas de combate à doença e uma operação de guerra, com apoio do Exército, está na fronteira de Mato Grosso do Sul para vacinar o rebanho do lado brasileiro.


SIGA-NOS NO Google News