Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/09/2004 15:39

Detectada nova suspeita de febre aftosa no Paraguai

Campo Grande News / Waldemar Gonçalves Jr.

Funcionários da Divisão de Epidemiologia do Senacsa (Serviço Nacional de Saúde Animal) do Paraguai estão fazendo levantamento de mostras de sangue de bovinos que apresentam salivação e lesões nas mucosas e cascos. A principal suspeita é de que os animais estejam com febre aftosa. Segundo informa o jornal ABC Color, o resultado dos exames deve ser divulgado no início da próxima semana.

A publicação paraguaia aponta que pequenos pecuaristas de localidades conhecidas como 25 de Fevereiro, 1º de Março, Santo Antônio e 14 de Maio, as duas últimas da colônia Arapy’ahu, dizem que há 15 dias os animais estão com salivação e as lesões. As propriedades ficam na região de Capiibary, no estado de San Pedro.

Segundo os técnicos paraguaios que foram à região onde estão os rebanhos, os sintomas são similares aos da febre aftosa e rinotraqueite infecciosa bovina. Alguns produtores admitiram que parte do rebanho não está vacinada contra aftosa. Os funcionários da Senacsa estão vacinando gado por onde passam na região.

Esta é a segunda denúncia de suspeita de aftosa no rebanho paraguaio este ano. Autoridades dos dois países se mobilizaram recentemente para traçar alternativas de combate à doença e uma operação de guerra, com apoio do Exército, está na fronteira de Mato Grosso do Sul para vacinar o rebanho do lado brasileiro.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)