Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

18/09/2004 15:39

Detectada nova suspeita de febre aftosa no Paraguai

Campo Grande News / Waldemar Gonçalves Jr.

Funcionários da Divisão de Epidemiologia do Senacsa (Serviço Nacional de Saúde Animal) do Paraguai estão fazendo levantamento de mostras de sangue de bovinos que apresentam salivação e lesões nas mucosas e cascos. A principal suspeita é de que os animais estejam com febre aftosa. Segundo informa o jornal ABC Color, o resultado dos exames deve ser divulgado no início da próxima semana.

A publicação paraguaia aponta que pequenos pecuaristas de localidades conhecidas como 25 de Fevereiro, 1º de Março, Santo Antônio e 14 de Maio, as duas últimas da colônia Arapy’ahu, dizem que há 15 dias os animais estão com salivação e as lesões. As propriedades ficam na região de Capiibary, no estado de San Pedro.

Segundo os técnicos paraguaios que foram à região onde estão os rebanhos, os sintomas são similares aos da febre aftosa e rinotraqueite infecciosa bovina. Alguns produtores admitiram que parte do rebanho não está vacinada contra aftosa. Os funcionários da Senacsa estão vacinando gado por onde passam na região.

Esta é a segunda denúncia de suspeita de aftosa no rebanho paraguaio este ano. Autoridades dos dois países se mobilizaram recentemente para traçar alternativas de combate à doença e uma operação de guerra, com apoio do Exército, está na fronteira de Mato Grosso do Sul para vacinar o rebanho do lado brasileiro.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)