Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deslizamento no México deixa 500 desaparecidos e mil desabrigados

Agência Brasil - 28 de setembro de 2010 - 18:11

Brasília – Mais de 300 casas soterradas, pelo menos 500 desaparecidos e mil desabrigados. Este é o saldo parcial do deslizamento ocorrido nas primeiras horas da manhã de hoje (28), na região de Santa Maria Tlahuitoltepec, no estado de Oaxaca, no México. O deslizamento de terra de uma colina em uma área rural do país mobiliza as autoridades no resgate das vítimas. Desde o final da semana passada, o país vem sendo atingido por fortes temporais.

As autoridades mexicanas ainda fazem o levantamento da tragédia. Os dados divulgados até agora são parciais porque a todo momento surgem novos elementos. Inicialmente houve informações sobre 500 mortos, depois as autoridades optaram por dizer que este era o número a desaparecidos.

O presidente do México, Felipe Calderón, determinou que a ajuda às vítimas seja feita em uma ação conjunta das Forças Armadas, da Polícia Federal, dos Bombeiros e da Defesa Civil.

As secretarias de Governo e do Interior coordenam os trabalhos de resgate. As informações são da rede estatal de televisão do México, TV Azteca, da agência oficial de notícias mexicana, Notimex, da Presidência da República e da Secretaria de Governo.

Desde sábado (25) há um alerta na região em decorrência da tempestade tropical Mateus. As equipes da Cruz Vermelha, dos Bombeiros e da Defesa Civil chegaram na tarde de hoje à área atingida pelo deslizamento. A região sofre com inundações provocadas pelas tempestades.

Na semana passada, o Instituto Estatal de Proteção Civil publicou um comunicado informando que havia risco de transbordamento dos rios Espírito Santo e Ostuta, assim como de tempestades e chuvas intensas. A recomendação é para que as pessoas se mantenham em alerta em relação aos boletins meteorológicos e evitem as áreas de montanhas e rios.

SIGA-NOS NO Google News