Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Desértico: Com onda de calor histórica, cidades registram umidade abaixo de 10%

Meteorologista explica que 'picos' da baixa umidade do ar acontece entre às 13h e 14h

Midiamax - 29 de setembro de 2020 - 10:20

Desértico: Com onda de calor histórica, cidades registram umidade abaixo de 10%

Após alerta de onda de calor “extraordinária” em Mato Grosso do Sul, também vem o alerta para a saúde. Com as temperaturas acima dos 40°C esta semana, a umidade relativa do ar fica entre 10% a 15%, no centro-norte e Pantanal, situação que favorece a doenças pulmonares, dores de cabeça e também a incêndios florestais.

Na lista está a cidade de Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande, toda a região pantaneira – que já vem sofrendo com as queimadas -, e as que fazem divisa com o estado de Mato Grosso, como as cidades de Ladário, Sonora, Coxim, Miranda. Pedro Gomes e São Gabriel do Oeste. Já no centro-norte de MS, se enquadram as cidades que fazem divisa com Goiás, como Alcinópolis, Chapadão do Sul, Costa Rica e Cassilândia.

O extremo sul de Mato Grosso do Sul deve registrar a umidade relativa do ar mais alta em comparação com as outras regiões. No entanto, ainda fica com números baixos, em torno de 40%.

De acordo com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Heráclio Alves, a umidade começa a baixar por volta das 10 horas desta terça. “Ela começa a baixar por volta das 10h, mas os picos mesmo devem ocorrer entre às 13h e às 14h”, explicou. Até o dia 11 de outubro – data em que está prevista chuva -, o clima segue ‘desértico’ no Estado.

Para tentar amenizar o tempo seco, tenha plantas dentro da casa. Elas podem ser grandes aliadas na climatização do ambiente e isso só é possível graças ao poder de reter e liberar umidade. Tome banho com a porta aberta; coloque uma bacia com água no quarto; utilize umidificadores de ar e o mais indicado, beba muita água.

Onda de calor “extraordinária e histórica”
Nesta segunda-feira (28), a MetSul Meteorologia emitiu alerta de onda de calor “extraordinária e histórica, com recordes no Brasil”. Conforme dados divulgados, entre quarta (30) e sexta-feira (1), em Mato Grosso do Sul, segundo o modelo de medição de temperatura norte-americano GFS, chega a indicar máximas de 43ºC a 45ºC a partir de quarta-feira. Em Campo Grande, o MetSul alerta que “as máximas com folga superarão os 40ºC”.

SIGA-NOS NO Google News