Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/05/2015 14:40

Desemprego sobe 63% no 1º trimestre e retração no consumo afeta comércio

Campo Grande News

O número de desempregados em Mato Grosso do Sul subiu 63% no primeiro trimestre deste ano, em relação aos três últimos meses de 2014, passando de 49 mil para 80 mil. Com isso, o Estado registrou taxa de desocupação de 6,1% nesse período. O aumento é de 35,5%, quando se comparam os três primeiros meses do ano passado, que tiveram 59 mil desocupados, com o mesmo intervalo de tempo deste ano.

O índice é superior ao do mesmo período dos últimos dois anos. Nos três primeiros meses de 2014, a taxa foi de 4,7%. No entanto, o número de desempregados foi maior em 2012, quando a taxa ficou em 7,5%.

Os dados são da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios), que considera as pessoas com 14 anos ou mais. O valor médio do salário dos sul-mato-grossenses não variou muito nesse tempo e agora está em R$ 1.736, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Diversos setores estão com saldo negativo de empregos, mas há ainda outros fatores que influenciam nos índices de desocupação no Estado, na avaliação da economista da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Regina Dedé de Oliveira.

“Isso pode estar atrelado a falta de vagas ou a outros motivos como, por exemplo, a busca por mais qualificação para conseguir empregos melhores”, destaca, ao lembrar programas de ensino técnico que alcançam cada vez mais pessoas, como o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal.

Empregos - A economista explica que não faltam empregos somente no setor de comércio e serviço, mas a indústria de modo geral também reduziu as ofertas de trabalho. No primeiro bimestre desse ano, a indústria sul-mato-grossense reduziu as vagas em 90% no Estado, em relação ao mesmo período de 2014. Naquela época, o setor gerou 1.922 postos e agora foram apenas 176 novas oportunidades, segundo a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

Com mais pessoas desempregadas, o setor de comércio sente os impactos, pois isso significa mais gente sem renda que, consequentemente, compra menos. “O comércio está sentindo a crise na retração do consumo e no nível de confiança do empresário, porque sem renda os desempregados não consomem”, explica Regina.

A desconfiança do empresariado faz com que o setor tenha menos investimentos. Calculado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o índice referente a confiança do empreendedor fechou março abaixo dos cem pontos, o menor de toda a série histórica.

Brasil - Em todo o país, a taxa de desocupação ficou em 7,9% no primeiro trimestre, a maior verificada desde os três primeiros meses de 2013 (8,0%). A maior taxa foi verificada na região Nordeste (9,6%) e a menor, no Sul (5,1%). Entre as unidades da federação, Rio Grande do Norte teve a maior taxa (11,5%) e Santa Catarina, a menor (3,9%).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)