Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

09/12/2004 14:28

Desempenho escolar de estudantes será avaliado

FETEMS

Os estudantes brasileiros prestes a concluir a educação básica apresentam desempenho escolar bem abaixo dos patamares adequados. Cerca de 38,2% dos alunos da 3ª série do ensino médio não desenvolveram habilidades de leitura compatíveis com esse nível de escolarização e estão classificados nos estágios de rendimento considerados crítico ou muito crítico.


Os resultados estão no relatório do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2003 e serão debatidos em um ciclo de seminários regionais, que vai reunir a equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) com educadores e técnicos em avaliação e planejamento das secretarias de educação dos Estados e do Distrito Federal. O Objetivo é detalhar e aprofundar a análise dos dados da avaliação e discutir formas de melhorar a divulgação das informações.


Centro-oeste – O primeiro acontece hoje ,9, e amanhã, 10 de dezembro, no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no campus da Universidade de Brasília (UnB) e vai reunir representantes do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. No Centro-Oeste, 33,2% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio estão no nível crítico e muito crítico nos estágios de construção de competências Língua Portuguesa. Resultados um pouco melhores que a média nacional.


Para Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep/MEC, o encontro é uma oportunidade para ampliar as discussões que levem ao melhor aproveitamento dos resultados do Saeb por parte das secretarias de educação, escolas e professores. De acordo com Araújo “o Saeb é fundamental para as tomadas de decisões que elevem a qualidade da Educação Básica”. Nos seminários, também serão apresentados os resultados para 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática.


Agenda – Depois do encontro de Brasília, os eventos continuam em janeiro. Dias 20 e 21 será a vez dos estados da Região Sul discutirem, em Curitiba (PR), os resultados da avaliação de sua rede. O terceiro encontro, para a Região Sudeste, será em fevereiro, nos dias 03 e 04, em São Paulo (SP). No mesmo mês, os estados do Nordeste reúnem-se em Teresina (PI), dias 17 e 18. E, finalizando, dias 03 e 04 de março, em Boa Vista (RR), acontece o seminário para a Região Norte.


Além destes fóruns de discussão, a equipe do Saeb tem se reunido com pesquisadores para elaborar propostas de aperfeiçoamento da avaliação. Outras informações sobre o seminário de Brasília pelo telefone (61) 2104-9563.

MEC

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)