Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Desempenho escolar de estudantes será avaliado

FETEMS - 09 de dezembro de 2004 - 14:28

Os estudantes brasileiros prestes a concluir a educação básica apresentam desempenho escolar bem abaixo dos patamares adequados. Cerca de 38,2% dos alunos da 3ª série do ensino médio não desenvolveram habilidades de leitura compatíveis com esse nível de escolarização e estão classificados nos estágios de rendimento considerados crítico ou muito crítico.


Os resultados estão no relatório do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2003 e serão debatidos em um ciclo de seminários regionais, que vai reunir a equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) com educadores e técnicos em avaliação e planejamento das secretarias de educação dos Estados e do Distrito Federal. O Objetivo é detalhar e aprofundar a análise dos dados da avaliação e discutir formas de melhorar a divulgação das informações.


Centro-oeste – O primeiro acontece hoje ,9, e amanhã, 10 de dezembro, no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no campus da Universidade de Brasília (UnB) e vai reunir representantes do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. No Centro-Oeste, 33,2% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio estão no nível crítico e muito crítico nos estágios de construção de competências Língua Portuguesa. Resultados um pouco melhores que a média nacional.


Para Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep/MEC, o encontro é uma oportunidade para ampliar as discussões que levem ao melhor aproveitamento dos resultados do Saeb por parte das secretarias de educação, escolas e professores. De acordo com Araújo “o Saeb é fundamental para as tomadas de decisões que elevem a qualidade da Educação Básica”. Nos seminários, também serão apresentados os resultados para 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática.


Agenda – Depois do encontro de Brasília, os eventos continuam em janeiro. Dias 20 e 21 será a vez dos estados da Região Sul discutirem, em Curitiba (PR), os resultados da avaliação de sua rede. O terceiro encontro, para a Região Sudeste, será em fevereiro, nos dias 03 e 04, em São Paulo (SP). No mesmo mês, os estados do Nordeste reúnem-se em Teresina (PI), dias 17 e 18. E, finalizando, dias 03 e 04 de março, em Boa Vista (RR), acontece o seminário para a Região Norte.


Além destes fóruns de discussão, a equipe do Saeb tem se reunido com pesquisadores para elaborar propostas de aperfeiçoamento da avaliação. Outras informações sobre o seminário de Brasília pelo telefone (61) 2104-9563.

MEC

SIGA-NOS NO Google News