Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Desdobramentos da Operação Hidra devem durar um ano

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 06 de maio de 2005 - 12:46

Devem durar pelo menos um ano os desdobramentos da Operação Hidra, que combate a movimentação de mercadorias contrabandeadas do Paraguai e já detectou prejuízo mensal aos cofres públicos de R$ 30 milhões. A informação, segundo a Radiobras, é do chefe da Comunicação Social da Polícia Federal em Maringá, responsável por repassar as informações sobre a operação para a imprensa, Celso Secolo.
Em três dias foram presas 68 pessoas, das quais 27 em Mato Grosso do Sul. As investigações da operação Hidra tiveram início em junho do ano passado, com o objetivo identificar os verdadeiros comandantes do contrabando a partir da fronteira do Brasil com o Paraguai, em especial nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Só no Paraná estão detidos em poder da polícia, 32 veículos, entre caminhões e carretas, pertencentes à quadrilha. No Mato Grosso do Sul foram apreendidos 78 caminhões.
O comando das ações criminosas era de José Doniseth Balan, preso no Mato Grosso do Sul, citado na CPI da Pirataria e já tinha sido investigado durante a Operação Nicotina, realizada em novembro de 2002. O grupo era especializado na compra, venda e transporte de mercadorias contrabandeadas de altíssima qualidade e bom valor de mercado, como eletroeletrônicos, equipamentos de informática, cigarros, materiais e equipamentos médicos e odontológicos, agrotóxicos, medicamentos, compostos farmacêuticos e pneus.
Os acusados serão indiciados pela prática de crimes como contrabando e descaminho; quadrilha; estelionato, corrupção ativa, corrupção passiva, facilitação de contrabando e ou descaminho, falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

SIGA-NOS NO Google News