Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Descobrindo Campo Grande/MS

23 de outubro de 2006 - 13:38

Bruna Girotto
Bruna Girotto

A Paróquia São José brotou do oratório criado por Pe. João Crippa, em 1924. Iniciadas suas atividades, o pequeno grupo que ali se reúne passa à construir uma pequena capela, à qual os campo-grandenses darão o carinhoso nome de “capelinha”. A pedra fundamental da atual Igreja São José é lançada no dia 15 de Maio de 1938, e os trabalhos serão iniciados no ano seguinte. A instalação da paróquia, desmembrada da de Santo Antonio, acontece no dia 19 de Março de 1949.

O crescimento da cidade propicia a criação da diocese de Campo Grande. A posse do primeiro bispo, Dom Antonio Barbosa, ocorreu no dia 24 de Maio de 1958, na Igreja São José, instalando-se aí a catedral provisória. Esta situação permanecerá até a instalação definitiva da catedral na Igreja Santo Antonio, por ocasião da visita do Papa João Paulo II à cidade, em Outubro de 1991. O Santo Padre hospeda-se nos locais da Missão Salesiana de Mato Grosso, situada no mesmo quarteirão da Igreja São José, na circunscrição da paróquia. Sua vinda dará motivo para a realização de um evento religioso de enormes proporções: mais de 350 mil fiéis comparecem às cerimônias conduzidas pelo Sumo Pontífice.

Grande número de pessoas, especialmente trabalhadores em início e final de experiente, frequenta a igreja situada em um privilegiado ponto de confluência urbana. Em visão do significativo número de fiéis presentes às cerimônias religiosas, um tabelião é instalado, em frente à igreja, para transmissão das missas, sobretudo aos domingos. A paróquia sempre esteve aos cuidados de padres salesianos. Na igreja São José realizam-se atendimentos a famílias e prevenção ao aborto, e voluntários concedem ainda a atenção necessária aos meninos de rua recebidos na Casa de Dom Bosco. Na paróquia, grande atenção é dada a atividades de promoção humana.

SIGA-NOS NO Google News